Vasco e Botafogo se enfrentam em São Januário nesta segunda-feira (6), com trajetórias bem distintas. No entanto, algo que os adversários compartilham em 2023 é a confiança em seus goleiros. Léo Jardim e Lucas Perri têm sido a salvação do Cruz-Maltino e do Alvinegro, respectivamente, em várias partidas do Brasileirão.
Apesar da posição desfavorável do Vasco na tabela – ocupando a 17ª colocação no momento – Jardim tem recebido muitos elogios por suas atuações. O número 1 da equipe de São Januário é o terceiro goleiro com mais defesas no Campeonato Brasileiro, somando um total de 114. Já Perri aparece logo em seguida nesse quesito, em quarto lugar, com 112, sendo um dos principais responsáveis pela liderança do Glorioso até agora.
Além disso, ambos se destacam em defesas dentro da área – que são mais perigosas. O vascaíno Léo Jardim já salvou 57 bolas nessa região do campo, sendo o sexto melhor goleiro nessa categoria. Do outro lado, o botafoguense Lucas Perri é o segundo melhor entre todos os goleiros do Brasileirão nesse quesito, com 62 defesas.
Veja as estatísticas de Léo Jardim e Lucas Perri no Brasileirão
A estatística de “gols prevenidos” é calculada a partir da subtração dos gols sofridos do número de “gols esperados” contra aquele goleiro. Por sua vez, os “gols esperados” são a soma das probabilidades de cada finalização terminar em gol. Ou seja, quanto maior o número de gols prevenidos, mais impacto positivo o goleiro teve.
A bola vai rolar para Vasco x Botafogo, às 19h, nesta segunda-feira (6), em São Januário, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino luta para evitar o rebaixamento, enquanto o Glorioso busca afastar a má fase e confirmar o título do Brasileirão ao final do campeonato.
Fonte: Lance!