A última vez que o Vasco jogou em São Januário foi no dia 29 de agosto, quando enfrentou o Athletico-PR na partida de ida da Copa do Brasil. Desde então, a equipe poderia ter atuado em duas ocasiões em seu estádio. Um jogo contra o Palmeiras, que já havia sido transferido para Brasília, e outro contra o Cuiabá, que foi adiado novamente.
São Januário, Vasco x Grêmio — Foto: Rafael Ribeiro/CBF
O embate estava agendado para esta quarta-feira, dia 25 de setembro, mas foi transferido para o dia 23 de outubro, para que o calendário do Vasco não fosse prejudicado, uma vez que a equipe avançou à semifinal da Copa do Brasil.
Este é o segundo adiamento da partida. Originalmente, o jogo tinha sido programado para julho, mas precisou ser alterado devido ao playoff da Copa Sul-Americana, onde o Dourado enfrentou o Palestino.
Nos últimos quatro jogos, o Vasco atuou fora de sua casa e não conquistou a vitória em suas últimas três competições. Apesar de não ter obtido bons resultados, essa é a segunda maior sequência sem triunfos desde que Rafael Paiva assumiu o comando.
São Januário é a fortaleza do Vasco
A maior sequência de jogos sem vencer sob o comando de Rafael Paiva ocorreu entre 21 de julho e 3 de agosto. Durante esse período, a equipe não obteve êxito em quatro confrontos, que incluíram partidas contra Atlético-MG, Grêmio, Atlético-GO (Copa do Brasil) e Bragantino. Destas, três aconteceram fora de casa, constituindo o segundo maior intervalo de dias sem jogos em São Januário no Campeonato Brasileiro.
Torcida do Vasco em São Januário — Foto: Matheus Lima/Vasco
Esse período sem jogos no estádio do Vasco atingirá 37 dias, o terceiro maior do clube no ano.
Em outras duas ocasiões, o Vasco permaneceu 38 dias sem atuar em São Januário. Isso ocorreu no final de janeiro até março, no Campeonato Carioca, quando o clube vendeu mandos de campo fora do Rio e disputou clássicos no Maracanã e Nilton Santos. A segunda vez foi de março a abril, quando foi eliminado do Carioca e ficou sem jogar durante mais de um mês.
Até o momento, em 17 jogos realizados em São Januário nesta temporada, o Vasco triunfou em 11, empatou cinco e perdeu somente uma vez, apresentando um aproveitamento de 74,5%.
Fonte: ge