A edificação do estádio do Flamengo, programada para ser concluída até o término desta década, não resultará no abandono do Maracanã pelo clube. Isso é o que assegura Rodolfo Landim, mandatário do Rubro-Negro.
– Ao observarmos todos os estádios do Brasil, constatamos que são locais nos quais se disputam cerca de 30 jogos por ano em média. Já no Maracanã é diferente, são 70 jogos, setenta e poucos jogos. Continuaremos tendo necessidades no Flamengo aqui, tenho reiterado que considero o Maracanã o palco ideal para os clássicos regionais. Os do Fluminense serão realizados aqui pois eles são nossos parceiros no Maracanã. Com isso, já temos alguns jogos a mais.
Assim que o estádio do Flamengo estiver apto a sediar partidas, o Maracanã ficará disponível em diversas datas. Diante disso, Landim acredita que as tratativas para o Vasco atuar no mais icônico estádio do Rio de Janeiro se tornaram mais simples. O time de São Januário, inclusive, participou da última licitação para assumir o Maraca, porém a dupla Fla-Flu saiu vitoriosa.
– Sabemos que o Vasco tem interesse em algumas datas no Maracanã, sempre deixou isso claro. A dificuldade que tínhamos era conciliar isso com o calendário do futebol, o que é uma tarefa árdua. Além disso, há também a questão da manutenção do gramado. Com eventualmente o Flamengo transferindo seus jogos daqui, torna-se mais viável acomodar essa justa solicitação do Vasco.
Landim ressaltou que a seleção brasileira continuará atuando no Maracanã e frisou que shows poderão ser realizados no local. O fundamental é zelar pelo gramado.
– O Maracanã poderá ser utilizado para outros eventos também. Ao ter menos jogos e explorar outras alternativas que não prejudiquem o gramado, realizar shows será algo que teremos de discutir com o Fluminense. Não tenho dúvidas de que o Maracanã seguirá rentável, independentemente da construção de um novo estádio para o Flamengo.
– Acredito que o Rio de Janeiro necessita e merece mais. O Rio de Janeiro é uma cidade grande e turística. Há uma grande demanda por entretenimento. Essa vocação o Maracanã possui por sua localização na cidade, sua logística especial de acesso das pessoas, transporte público. Este é e continuará sendo um estádio muito especial, que certamente será utilizado por muito tempo.
– Finalmente conseguiremos aliviar com mais um estádio essa enorme demanda que temos de três grandes times com muitos torcedores no Rio de Janeiro e que geram todos esses problemas para que possamos oferecer bons espetáculos com gramados de qualidade sempre.
Time das Laranjeiras não está preocupado com a parceria
Landim assegurou que a parceria com o Fluminense será mantida na gestão, mesmo com menos jogos do Flamengo por temporada.
– Temos um acordo em vigor e continuaremos com nossa participação no Maracanã, independentemente de mandarmos todos os nossos jogos aqui. Administrar o estádio junto com o Fluminense é uma coisa, mas ter todos os jogos como mandante no Maracanã é outra.
O Fluminense, em comunicado, demonstrou tranquilidade quanto ao controle do estádio e afirmou que “cumprirá fielmente o compromisso assumido”. No acordo, a participação econômica do Flamengo é de 65% e os 35% restantes ficam com o Flu.
“O objetivo do Fluminense de gerir o Maracanã não se altera diante da construção de um novo estádio. O clube seguirá firme em sua parceria e cumprirá fielmente o compromisso assumido”.
Governo confia que o Flamengo manterá acordo
Em nota ao ge, o Governo do Estado do Rio de Janeiro posicionou-se favoravelmente à construção do estádio do Flamengo. Em relação ao Maracanã, o órgão garante ter confiança de que o Rubro-Negro não ferirá o que foi acordado em relação à gestão do mesmo pelos próximos 20 anos. Confira:
“O Governo do Estado é favorável e encara de forma natural a busca do Flamengo por construir um patrimônio importante como um estádio de futebol e espera que o clube consiga concretizar seu projeto. Para o Estado do Rio de Janeiro, a existência de uma nova estrutura esportiva somará ao esporte e ao lazer da população fluminense.
Além disso, o governo destaca que, com o término do processo licitatório, o Complexo do Maracanã foi concedido ao consórcio Fla-Flu pelos próximos 20 anos, por meio de contrato em que obrigações e compromissos são previamente determinados. Dessa forma, o Poder Executivo Estadual confia que as cláusulas contratuais serão cumpridas. O objetivo do Governo do Estado é manter o Maracanã como estádio competitivo e preservar seu valor histórico como templo do futebol”.
Fonte: ge