Rubens Lopes, líder da Ferj e vice-presidente da CBF, expressou descontentamento em relação à decisão da arbitragem que invalidou o gol do Vasco no confronto com o Palmeiras, ontem (27), e destacou a necessidade de uma revisão dos critérios adotados para os julgamentos.
“O que aconteceu ontem vai além do prejuízo a apenas um clube, mas também revela a frágil base conceitual e os problemas adicionais no uso de uma tecnologia extremamente valiosa”, disse ele.
O ocorrido
Rubens Lopes afirmou que o equívoco compromete a “confiabilidade no uso de uma tecnologia extremamente valiosa”.
“Negligência ou falta de habilidade? O que aconteceu ontem vai além do prejuízo a apenas um clube, mas mostra os problemas conceituais e adicionais no uso de uma tecnologia extremamente valiosa, importante, crucial e promissora de sonhos que, infelizmente, são frequentemente interrompidos por inúmeros pesadelos e dificuldades”, mencionado, ao UOL.
O dirigente também trouxe para debate a questão da “unificação dos critérios adotados para a formação e certificação” dos árbitros.
“É necessário que as federações (incluindo, evidentemente, a do RJ) e a Confederação avaliem a unificação dos critérios para formação, treinamento, capacitação, experiência e certificação dos profissionais que estarão atuando em cada partida, evitando assim a necessidade de recorrer a desculpas e explicações desgastantes para todos os envolvidos e ineficazes para prevenir acidentes aéreos destrutivos e irreversíveis. É de conhecimento geral que a CBF tem trabalhado e investido para que erros e desajustes que comprometam a confiabilidade da tecnologia sejam minimizados. Chamem o VAR”, completou.
O lance
O lance polêmico ocorreu aos 15 minutos do primeiro tempo, quando, após uma sequência de jogadas, Paulinho finalizou de forma brilhante e marcou um belo gol para o Vasco.
O VAR foi acionado e constatou um impedimento do atacante Veggeti no início da jogada.
O placar estava em 0 a 0 quando o lance fatídico aconteceu.
No intervalo, Paulinho deu sua opinião sobre o impedimento ao Premiere: “Não vou entrar em detalhes, mas o lance do gol foi bastante duvidoso”.
Vasco irá formalizar sua reclamação na CBF
O Vasco emitiu uma nota oficial após a partida, informando que irá formalizar sua reclamação junto à CBF sobre o lance:
“O Vasco da Gama contesta a intervenção do VAR e a anulação do gol legítimo de Paulinho, na partida deste domingo (27/08) contra o Palmeiras. O erro da arbitragem teve um impacto direto no decorrer do jogo e, consequentemente, em seu resultado. Mais uma vez, visto que não é a primeira vez que isso ocorre no Campeonato Brasileiro, o clube irá formalizar sua reclamação junto à Confederação Brasileira de Futebol”.
Fonte: Uol