Contratado pelo Vasco, Dimitri Payet se tornará o pioneiro jogador franco a defender as cores do clube. Anteriormente, não há registros de outros atletas franceses atuando pelo time carioca. No entanto, outros jogadores europeus já passaram por São Januário.
Apesar de ter nacionalidade francesa, Payet nasceu em Saint-Pierre, uma ilha na Reunião, que é um território ultramarino da França situado na África, próximo a Madagascar e às Ilhas Maurício. Após escrever seu nome na história do Olympique de Marselha, onde se tornou um ídolo, ele chega ao Vasco. Além disso, o meia também foi titular na Eurocopa de 2016 e um dos destaques da seleção francesa, que ficou em segundo lugar no torneio.
Payet chegará ao Rio de Janeiro nesta semana e desperta grandes expectativas entre os torcedores, que prometem fazer uma grande festa para receber o tão desejado camisa 10. Ele se junta a outros sete jogadores europeus que já vestiram a camisa do Vasco. Abaixo, confira:
Adão Antonio Brandão: o português foi o responsável pelo primeiro gol oficial da história do Vasco, marcado em 3 de maio de 1916. Considerado o maior poliesportista do clube, conquistou 67 troféus em 11 modalidades, incluindo futebol, remo, natação, pólo aquático, atletismo, tiro ao alvo e tênis de mesa.
Quarenta: o português Luís Gonzaga Lebrego jogou no Vasco em 1933 após fazer muito sucesso no Pará. Sua passagem pelo clube carioca foi breve devido a uma lesão, mas ele conseguiu marcar quatro gols.
Peres: também português, o meio-campista foi campeão brasileiro pelo Vasco em 1974.
Lito: o atacante nasceu em Angola, que na época era uma colônia portuguesa, em 1956. Lito passou pelo Vasco em 1979, mas atuou em apenas uma partida.
Dejan Petković: o sérvio fez uma carreira de sucesso no futebol brasileiro e jogou pelo Vasco, Flamengo e Fluminense no Rio de Janeiro. No Vasco, o meio-campista disputou 66 jogos, marcou 28 gols e deu 20 assistências entre 2002 e 2004.
Tadić: o goleiro, nascido em Montenegro, passou pelo Vasco em 2004, sendo recomendado por Petković. Sua passagem pelo clube não foi memorável e ele foi o motivo da demissão de Geninho, que se recusou a substituí-lo no segundo tempo, contrariando a ordem do então presidente do clube, Eurico Miranda. No dia seguinte à derrota por 5 a 2 para o Palmeiras, o técnico foi dispensado.
Dominguez: o atacante, nascido em Lisboa, Portugal, jogou 11 partidas pelo Vasco em 2005.
Fonte: Globo Esporte
Escreva seu comentário