O temido risco de ser rebaixado entra em jogo neste domingo, na Arena Fonte Nova, em Salvador. De um lado o Bahia, 16º colocado e a primeira equipe fora da zona de rebaixamento, e do outro o Vasco, 18º. O confronto, válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, terá início às 18h30 (horário de Brasília).
As duas equipes entram em campo na capital baiana para uma partida de extrema importância na luta contra a queda para a segunda divisão. A partida será transmitida pelos canais SporTV e Premiere.
Ambos os times vêm de derrota fora de casa na última rodada. O Bahia perdeu para o líder Botafogo, no Rio de Janeiro. Já o Vasco foi derrotado pelo vice-líder Palmeiras, no Allianz Parque. Com campanhas similares no campeonato, Bahia e Vasco conquistaram duas vitórias, sofreram duas derrotas e empataram uma vez nos últimos cinco jogos. No primeiro turno, em São Januário, o Bahia venceu por 1 a 0.
No histórico de confrontos diretos, o Bahia mantém uma invencibilidade em casa de 11 anos contra o rival. A última vitória do Vasco aconteceu em junho de 2012, em Pituaçu, com o placar de 2 a 1. Desde então, foram sete jogos em Salvador, com cinco vitórias do Bahia e dois empates.
Além do bom histórico contra o Vasco, o Bahia chega embalado por duas vitórias consecutivas em casa, contra América-MG e Red Bull Bragantino. No entanto, o time enfrenta um problema sério para buscar a terceira vitória diante de seus torcedores. O meio-campista Cauly, principal destaque da equipe no campeonato, sofreu uma grave lesão no joelho e não estará disponível. Léo Cittadini ou Biel são os prováveis substitutos.
No lado do Vasco, o técnico Ramón Díaz não poderá contar com o volante Zé Gabriel, peça fundamental em seu esquema tático, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Após cumprir suspensão contra o Palmeiras, o zagueiro Leo retorna à equipe. A novidade no Cruzmaltino pode ser a estreia do reforço francês Dimitri Payet.
Dados da partida
Bahia x Vasco
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: Domingo, 3 de setembro de 2023
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti (SC-Fifa)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR-Fifa) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Wagner Reway (PB-VAR-Fifa)
Bahia: Marcos Felipe, Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido; Rezende, Thaciano e Léo Cittadini (Biel); Ademir, Vinicius Mingotti e Ratão
Treinador: Renato Paiva
Vasco: Léo Jardim, Robson, Medel, Leo e Lucas Piton; Jair (Barros), Paulinho e Praxedes; Serginho (Payet), Vegetti e Gabriel Pec
Treinador: Ramón Díaz
Fonte: Gazeta Esportiva