O Vasco da Gama está na lanterna do Campeonato Brasileiro, com o primeiro turno chegando ao fim. São 17 rodadas disputadas, considerando que o Gigante tem um jogo a menos. O próximo adversário será o Grêmio, que não tem trazido lembranças positivas.
A última vitória vascaína sobre o Tricolor Gaúcho aconteceu há cinco anos, em 22 de julho de 2018. Na ocasião, o Cruzmaltino superou o Grêmio por 1×0, gol do atacante Andrés Ríos, pela 14ª rodada do Brasileirão. Depois disso, os times se enfrentaram outras sete vezes, com nenhum triunfo vascaíno.
Precisamente, foram cinco vitórias da equipe gaúcha e dois empates, entre as Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Além do histórico recente pesar contra, o Vasco terá pela frente um oponente que faz uma excelente campanha na competição, chegando a brigar pelas primeiras colocações, mesmo voltando recentemente da Segundona.
Curiosamente, tem pesado contra o Vasco também o fator São Januário. O Gigante foi derrotado todas as vezes que jogou em seu estádio no Brasileirão e nem chegou a balançar as redes. O Cruzmaltino confirmou que mandará o confronto na sua casa e tenta na Justiça ter mulheres e crianças nas arquibancadas.