O ídolo vascaíno Pedrinho planeja se candidatar à presidência do clube na próxima eleição, em novembro deste ano. Mas afinal, com a introdução da SAF em 2022, quais são as funções atuais do presidente do Vasco? O Lance! vai explicar.
Presidente Associativo e Gestão Administrativa
O líder do Cruz-Maltino atualmente é conhecido como Presidente Associativo. Ele tem a responsabilidade de guiar a Diretoria Administrativa do clube, que cuida da administração e organização social do Vasco. Essa diretoria é composta pelo presidente, 1º e 2º vice-presidentes e os vice-presidentes administrativos.
Designação de Vices e Departamentos
O presidente do Vasco também tem o poder de nomear os vices administrativos e designá-los para departamentos específicos, como Futebol, Finanças, Social, entre outros. Ao todo, existem 14 áreas, e um vice-presidente pode ocupar no máximo duas administrações.
Decisões no Futebol Profissional
No entanto, quando se trata do futebol profissional do Cruz-Maltino, as decisões são tomadas pelo Conselho de Administração, que é composto por cinco membros da SAF e dois do CRVG. O líder do grupo é Josh Wander, proprietário da 777 Partners. Jorge Salgado, atual presidente do Vasco da Gama, e Roberto Duque Estrada ocupam as cadeiras destinadas ao clube.
Outras Funções do Presidente
Além disso, é papel do presidente do Vasco assinar diplomas, carteiras e documentos oficiais do clube. Ele também tem autoridade para aprovar gastos ordinários e seus respectivos pagamentos, além de autorizar despesas dentro do orçamento aprovado, mediante uma prévia solicitação no Departamento de Finanças, entre outras funções.
Fonte: Lance!
Escreva seu comentário