Considerado uma das principais revelações da base vascaína nos últimos anos, Riquelme está atualmente sem espaço no clube. Nascido em 2002, o lateral-esquerdo dividia os holofotes com o atacante Talles Magno, mas suas trajetórias têm sido bastante diferentes até o momento.
Enquanto Talles rendeu cerca de R$ 42 milhões aos cofres do Vasco em sua transferência para o New York City, dos Estados Unidos, Riquelme permanece no clube, porém sem o prestígio da comissão técnica e diretoria.
O lateral-esquerdo treina no mesmo horário que o restante da equipe, mas realiza atividades separadas. Por isso, não é visto em vídeos e fotos divulgadas nas redes sociais. Riquelme está totalmente recuperado de uma grave lesão no ligamento do joelho esquerdo e está apto para jogar. No entanto, foi informado de que não será utilizado por Ramón Díaz.
Riquelme também não faz parte dos planos do Vasco, apesar de ter contrato até dezembro de 2026. A avaliação é de que o jogador não conseguiu manter o mesmo desempenho que tinha na base, o que lhe rendeu convocações para as seleções sub-15, sub-17 e sub-20. Além dos aspectos físicos e técnicos, sua disciplina também afetou a decisão do clube de deixá-lo de lado.
O Vasco tentou negociar Riquelme durante a última janela de transferências, mas não houve interesse por parte do jogador e de sua equipe. As propostas que surgiram eram do leste Europeu, incluindo uma de um time da segunda divisão do Chipre.
Riquelme fez sua estreia pelo time principal do Vasco em 2021, sob o comando de Marcelo Cabo. Ele fazia parte do elenco e chegou a ser titular em algumas rodadas da Série B. Com a chegada de Lisca, perdeu espaço, mas conseguiu recuperá-lo com Fernando Diniz, que o escalou como titular na reta final da competição.
Em 2022, ele se tornou o reserva imediato do experiente Edimar e teve algumas aparições esporádicas durante a temporada, até sofrer uma grave lesão no empate contra o Ituano, por 1 a 1, em São Januário, no dia 19 de julho, última rodada do primeiro turno. Essa partida marcou a despedida de Riquelme pelo Vasco. Ao todo, ele disputou 35 jogos, não marcou nenhum gol e deu duas assistências.
Fonte: Lance!