O Vasco está no Uruguai desde terça-feira, onde está realizando sua preparação. Após um ano conturbado, o clube busca uma nova atmosfera e uma preparação de alta qualidade em um complexo que possui até uma praia artificial com 600 metros de extensão.
Trata-se do Complexo Solanas, situado em Punta del Este. Apreciado por Ramón e Emiliano Díaz, que costumam frequentá-lo, o hotel foi uma solicitação da equipe técnica do Vasco, que, além da preparação no Uruguai, participará do torneio Série Río de La Plata, com amistosos contra San Lorenzo e Deportivo Maldonado, nos dias 18 e 21.
No sábado, o site ge visitou a base do Vasco em Punta del Este.
O local chama atenção pela sua infraestrutura, com capacidade para quase 5 mil hóspedes. Durante a temporada de verão uruguaia, as principais clientelas do complexo são famílias em férias e empresas realizando convenções. Contudo, de acordo com Edwin Shaw, um dos gerentes do local, equipes esportivas estão se tornando cada vez mais presentes.
No ano passado, o Fortaleza e a LDU, finalistas da Sul-Americana, ficaram no mesmo complexo antes da decisão. A vantagem é que o hotel oferece um centro esportivo e campos de futebol. Além disso, a localização é próxima a Maldonado, onde serão realizados os amistosos do Vasco durante a preparação.
Segundo informações do ge, Ramón Díaz e Emiliano são frequentadores habituais do hotel, que possui uma área bastante arborizada, casas e apartamentos, uma praia artificial de 600m de extensão, 10 piscinas climatizadas e sete centros de convenções.
Não é à toa que o local é frequentemente escolhido para a preparação de equipes como o River Plate, da Argentina, e o Peñarol, do Uruguai. Durante a visita, um dos funcionários do complexo mencionou que o local costuma trazer sorte às equipes que se preparam ali:
– Nas duas vezes em que o River Plate ganhou a Libertadores com Gallardo, se preparou aqui – brincou.
O Vasco está em uma área isolada dentro do complexo, em casas com quartos, e, em média, dois jogadores em cada uma. Puma e Medel, por exemplo, estão dividindo uma casa. Para as refeições, que são realizadas no centro de convenções, os jogadores se deslocam de bicicleta ou fazem uma caminhada, como no vídeo abaixo, no qual Payet, Praxedes e JP se preparam para sair das casas e almoçar.
A delegação vascaína está situada no Forest Lagoon, próximo à Crystal Beach, a praia artificial. Para almoçar, os jogadores caminham ou pedalam por toda a extensão da praia até o centro de convenções, onde a seleção sub-23 do Paraguai também está hospedada.
Os treinos estão sendo realizados em dois períodos, de manhã e à tarde. Segundo informações do complexo, o clima tem sido agradável e descontraído. Outro detalhe que chamou atenção foi a intensidade do trabalho feito por Ramón Díaz, tanto na parte física quanto na parte mental dos atletas.
Uma das piscinas climatizadas, para relaxamento e exercícios, e o campo de futebol, para os treinamentos, estão reservados para a delegação do Vasco, que tem recebido carinho de outros hóspedes. Até um trecho da praia artificial foi reservado. Crianças e adultos aproveitam para interagir com os jogadores entre um treino e outro. Os jogadores estrangeiros do elenco são os que mais se destacam entre os fãs.
Ramón Díaz e sua comissão acreditam que o local, além da infraestrutura oferecida, não tem o ar de um hotel ou local de concentração. A delegação vê o complexo como um local que consegue aproximar ainda mais os jogadores, pois oferece entretenimento, lazer e condições de trabalho.
O Complexo Solanas está se preparando para investir ainda mais na infraestrutura esportiva. Em breve, serão construídas mais piscinas climatizadas e mais campos de futebol: serão três campos de futebol de 11 e dois de Fut7. A ideia é que as equipes que se hospedarem no complexo não precisem sair de lá nem para treinar fora, como é o caso do Vasco, que fará alguns treinos e testes no CT do Deportivo Maldonado.
Fonte: Globo Esporte