Dos 74 gols anotados pela equipe na temporada, 20 são de Vegetti. O segundo maior artilheiro do clube é David, que fez sete gols, mas infelizmente passou por uma ruptura no ligamento cruzado do joelho esquerdo e só deve retornar no meio do próximo ano. Lucas Piton aparece em terceiro, com seis gols.
Payet se destaca como o quarto artilheiro da temporada, com cinco gols. Adson, outro que também deve ficar ausente em 2024 devido a uma contusão, contribuiu com quatro gols. Exceto por eles, nenhum outro atleta balançou a rede mais de duas vezes neste ano. O restante da equipe anotou dois gols ou apenas um.
Vegetti – Botafogo x Vasco – Brasileirão — Foto: André Durão
Esses dados evidenciam a dependência que o Vasco tem do seu camisa 9, responsável por 27% dos gols da equipe no ano. Além disso, as estatísticas também revelam a importância de David e Adson, que foram peças-chave durante a temporada e acabaram lesionados na fase final do campeonato.
A escassez de opções de ataque no banco é notável. Entre os reservas, apenas Rayan e Emerson conseguiram marcar duas vezes, enquanto Alex Teixeira, Jean David, Maxime e Rossi não conseguiram estufar as redes com a camisa do Vasco em 2024.
Os zagueiros mais utilizados, João Victor, Léo e Maicon, também têm uma produção ofensiva tímida, com apenas um gol cada, mesmo número que Lyncon, que é um jovem da base e atuou em apenas uma partida.
Artilheiros do Vasco no ano