Está terminando o período sem partidas oficiais do Vasco. A equipe de Ramón Díaz inicia a última semana de preparação, nesta segunda-feira, antes do início do Campeonato Brasileiro, para o confronto contra o Grêmio, no próximo domingo.
Oficialmente, o Vasco não entra em campo desde o dia 17 de março, quando foi eliminado pelo Nova Iguaçu na semifinal do Campeonato Carioca. Até o primeiro jogo no Brasileirão, diante do Grêmio, domingo, às 16h em São Januário, serão 28 dias de treinamento intensivo — em um período movimentado dentro e fora das quatro linhas.
Desligamento de Mattos e busca por novos jogadores
Já na primeira semana da “pré-temporada”, o Vasco desligou o diretor Alexandre Mattos. Alegando “quebra de confiança” no relacionamento, Lúcio Barbosa o removeu do cargo e designou uma comissão temporária para questões urgentes.
Composta por Lúcio Barbosa, setores de observação do Vasco e da 777 Football Group, a SAF está em busca de reforços para o Campeonato Brasileiro — na janela de transferências nacional, que se encerra em 19 de abril.
O principal alvo é Marlon Freitas, do Botafogo, contudo, o Vasco enfrenta dificuldades na negociação pelo volante, titular no rival carioca. O clube também negocia com Caíque, meio-campista do Juventude, e Emmanuel Martínez, do América-MG.
Treinamentos
A equipe não teve trégua após a saída do Carioca. O Vasco retornou aos treinos imediatamente na terça-feira após a derrota para o Nova Iguaçu e seguiu com as atividades. Um cronograma especial foi elaborado para alguns jogadores, visando equilibrar as cargas de trabalho e recuperar atletas.
Galdames, por exemplo, recebeu um período de descanso, focado apenas na recuperação física inicial. Mais tarde, ele retornou aos treinos. Lucas Piton, Zé Gabriel, Paulo Henrique e Rossi também passaram por um processo de recuperação física individualizada.
Por três dias, a delegação ficou concentrada em um hotel próximo ao CT Moacyr Barbosa, a pedido da comissão técnica. Durante esse período, os treinos foram em tempo integral, pela manhã e à tarde.
Desfalque de Payet
Na semana passada, o Vasco sofreu um baque importante no elenco. Payet machucou o joelho e ficará fora dos primeiros jogos da competição. A previsão é que o jogador francês fique afastado por até quatro semanas.
Jogos de preparação e testes no elenco
O Vasco disputou três jogos amistosos nesse intervalo. No primeiro, com a equipe reserva, venceu o Olaria por 5 a 0 — os gols foram marcados por David, Clayton (2), JP e um gol contra.
No segundo amistoso, o Vasco superou o Volta Redonda por 2 a 0 — com gols de Clayton e David —, já utilizando parte dos titulares. O último teste ocorreu no último sábado, contra o América-MG, com vitória da equipe de Ramón Díaz por 2 a 1 — Clayton e Vegetti balançaram as redes.
Nesse período, Ramón Díaz e a comissão técnica avaliaram opções dentro do próprio elenco. João Victor, por exemplo, foi testado na lateral-direita — posição em que já atuou na Europa e no Vasco, no segundo tempo da partida contra o Marcílio Dias, na Copa do Brasil. Com a ausência de Payet, Adson também passou por testes como meia central.
O camisa 9 do Vasco se destacou nos amistosos, marcando quatro gols em três partidas. Sforza, que se juntou à seleção argentina sub-23 na primeira metade desse período sem jogos, também foi titular. Erick Marcus e De Lucca, com poucas oportunidades em 2024, foram testados nos amistosos, assim como jovens da base, como Lucas Eduardo, Rayan e JP.
O Campeonato Brasileiro terá início no próximo final de semana. O Vasco enfrentará o Grêmio em São Januário, no domingo, às 16h, em jogo válido pela primeira rodada da competição.
Fonte: ge