Vasco e Vasco?
Curiosamente, o técnico da equipe venezuelana é Vasco Faísca. O português, de 44 anos, iniciou sua carreira na atual temporada e este é seu primeiro desafio fora de Portugal. Faísca já foi treinador de clubes como FC Alverca, Farense e Belenenses.
À frente do Puerto Cabello, ele acumulou um histórico de nove jogos, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas, além de ter marcado dez gols e sofrido seis, resultando em um aproveitamento de 55,5%.
Vasco Faísca, técnico do Puerto Cabello — Foto: Reprodução
Elenco multicultural
O Puerto Cabello se destaca pela diversidade em seu elenco, composto por oito jogadores de diferentes nacionalidades, a maioria vinda da África: Nigéria, Gana, Guiné-Bissau, Senegal, Tunísia, além de Portugal e Suíça.
Os jogadores estrangeiros são os seguintes:
- Musa Isah (Nigéria)
- Tony Shimaga (Nigéria)
- Momo Mbaye (Senegal)
- Neftali Manzambi (Suíça)
- Meireles Injai (Guiné-Bissau)
- Abdul Awudu (Gana)
- Salim Khelifi (Tunísia)
- Miguel Tavares (Portugal)
Puerto Cabello em sua estreia na Sul-Americana 2025 — Foto: Reprodução
Rápida evolução no futebol venezuelano
O Puerto Cabello foi fundado em 2011 como uma academia para formação de atletas, estreando seu time profissional em 2014. Em sua primeira temporada, subiu rapidamente da terceira para a segunda divisão, e em 2017 já competia na primeira divisão do futebol venezuelano.
Foi em 2021 que o clube participou de sua primeira competição internacional, a Copa Sul-Americana, mas foi eliminado na fase inicial para o Metropolitanos, também da Venezuela. Em 2023, voltou a disputar o torneio, fazendo parte do grupo com o São Paulo, terminando na última colocação, sem ganhar nenhum ponto em seis jogos.
São Paulo x Puerto Cabello, Copa Sul-Americana — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
No ano seguinte, o time chegou à sua primeira Libertadores, vencendo o Defensor Sporting, do Uruguai, nos pênaltis na fase preliminar, mas foi eliminado pelo Nacional, também do Uruguai, na fase seguinte. Atualmente, o Puerto Cabello ocupa a 5ª posição no Campeonato Venezuelano, com 15 pontos, em busca de seu primeiro título nacional.
Primeira experiência internacional em 2023
A primeira partida internacional do Puerto Cabello aconteceu em 2023, quando o time foi a campo contra o São Paulo pela segunda rodada da Copa Sul-Americana. Este jogo marcou a primeira vez que a equipe jogou fora da Venezuela em uma competição oficial.
Realizada em 18 de abril de 2023, o confronto terminou em uma derrota de 2 a 0, com gols de Marcos Paulo e Michel Araújo.
Estádio “La Bombonerita”
As partidas do Puerto Cabello são realizadas no estádio “La Bombonerita”, situado no centro da cidade de Puerto Cabello, na Venezuela. Com capacidade para aproximadamente 7.500 espectadores, o estádio não atende os padrões da Conmebol para jogos internacionais. Assim, durante a Copa Sul-Americana, a equipe manda seus jogos no estádio Misael Delgado, na cidade de Valencia.
Fonte: ge