O gol que garantiu o empate em 3 a 3 contra o Lille no dia 21 de setembro exemplifica perfeitamente o estilo de jogo de Andrey. Ele recebe a bola do goleiro Petrovic, faz um giro, dribla Angel Gomes, cria espaço e passa para Habib Diarra. E parte para o ataque; após um cruzamento de Bakwa, se posiciona na pequena área para aproveitar o rebote do chute do sueco Nanasi e balança a rede com o pé esquerdo.
– Tenho liberdade para avançar no ataque, mas também carrego a responsabilidade na defesa. Aqui na Europa, aprendi a ser um atleta mais completo. É tudo sobre o posicionamento e como se movimentar. Esses pequenos detalhes fazem de você um jogador ainda mais competitivo. Sou muito grato ao meu treinador (Liam Rosenior), que confia em mim e me dá a chance de evoluir a cada dia – afirmou o jovem atleta de 20 anos ao ge.
Nos primeiros seis confrontos no futebol francês, ainda sob a batuta do craque e ex-jogador Patrick Vieira, Andrey ficou no banco de reservas. Contudo, a partir de março, ele se firmou como titular nas últimas nove partidas do Strasbourg, sendo substituído apenas em duas delas, uma nos acréscimos e outra aos 33 minutos do segundo tempo.
Na temporada 2024/2025, agora sob nova direção – Liam Rosenior -, Andrey se firmou de vez. Ele foi titular em todas as 15 partidas em que esteve à disposição do técnico inglês, sendo substituído somente três vezes, todas após os 25 minutos do segundo tempo. Para ele, a adaptação não se trata apenas do que aprendeu dentro de campo, mas de cuidar da estrutura física, com especial atenção à alimentação e à saúde do corpo.
– Acredito que tudo faz parte do processo (esperar seis jogos até se tornar titular). O primeiro ano geralmente é de adaptação. Era um campeonato novo, com um estilo diferente do Brasil e da Inglaterra, e novos colegas de equipe. Foi uma fase. Felizmente, consegui dar esse passo adiante e hoje estou totalmente adaptado, tanto à equipe quanto ao estilo tático e físico do campeonato. Também trouxe meu fisioterapeuta e meu chef de cozinha para auxiliar na minha preparação – declarou Andrey, que só não participou do primeiro jogo do Strasbourg na temporada por estar suspenso.
Na primeira temporada no Strasbourg, Andrey foi treinado pelo craque Vieira — Foto: Arquivo Pessoal
Andrey está a um gol de igualar sua melhor temporada artilheira. Em 2022, ele marcou oito gols na Série B, mas em 36 jogos (33 na Segunda Divisão do Brasileirão, um na Copa do Brasil e dois no Carioca).
Quando questionado se o destaque no Strasbourg significa que é hora de voltar ao Chelsea, o jogador prefere focar no bom momento que vem vivendo no futebol francês, embora elogie os Blues, que estão invictos há 12 partidas sob o comando de Enzo Maresca (nove vitórias e três empates).
– Vamos ver como será no final da temporada. Sou jogador do Chelsea e, se me chamarem, estarei sempre pronto para dar meu melhor. No momento, meu foco é totalmente no Strasbourg e nos objetivos da equipe. Quero continuar evoluindo e ajudando o time aqui. Acompanho sempre que posso o Chelsea e estou muito contente com a excelente temporada que estão fazendo – finalizou Andrey, que tem contrato com o Chelsea até junho de 2030 e seu empréstimo ao Strasbourg se estende até meados de 2025.
Veja como e quando Andrey balançou as redes:
- 21/12/2024: Rc Calais 1×3 Strasbourg – cabeçada (dentro da área)
- 15/12/2024: Le Havre 0x3 Strasbourg – pé direito (pequena área)
- 27/10/2024: Strasbourg 3×1 Nantes – cabeçada (dentro da área) e pé direito (pequena área)
- 21/09/2024: Lille 3×3 Strasbourg – pé esquerdo (pequena área)
- 30/08/2024: Lyon 4×3 Strasbourg – cabeçada (pequena área)
- 25/08/2024: Strasbourg 3×1 Rennes – pé esquerdo (pequena área)
Escreva seu comentário