Os primeiros instantes de Coutinho em campo com a camisa do Vasco não chamaram a atenção de quem acompanha de perto sua dedicação para se reintegrar ao futebol brasileiro o mais rapidamente possível. Desde maio, o meio-campista de 32 anos vem realizando um trabalho fora de campo, e o clube espera agora potencializá-lo.
A ideia é que Coutinho tenha mais tempo em campo de maneira gradual para adquirir mais ritmo de jogo. Para isso, o Vasco já possui em mãos informações da última temporada no Qatar e do período de trabalho de Coutinho nas férias, quando contou com a companhia do fisioterapeuta Renato Novaes, no Rio de Janeiro.
O profissional conheceu o jogador em 2007, em uma convocação para a seleção sub-15. Desde então, a relação entre os dois cresceu em confiança e se transformou em amizade. Além de Coutinho, Renato também auxiliou nos retornos de Alex Teixeira e Souza ao Vasco.
“Foram repassadas todas as informações sobre controle de carga e métricas relacionadas às avaliações que realizamos, bem como todos os dados coletados pelo GPS, a fim de guiar o clube sobre a condição em que os atletas chegariam, além de informações da última temporada”, explicou Renato ao blog.
Ênfase nas férias
Segundo o fisioterapeuta, o fato de Coutinho, Alex e Souza terem treinado juntos com o mesmo propósito de retornar ao Vasco foi benéfico para a evolução.
– Acredito, primeiramente, no fato de os três estarem comprometidos com o projeto do Vasco. A relação de respeito entre eles, e principalmente a amizade, contribuíram significativamente para que se ajudassem mutuamente durante esses dias de preparo – complementou Renato Novaes.
O trabalho é contínuo, realizado em paralelo ao clube e de forma complementar, seguindo a metodologia do departamento de performance do Vasco, sob a orientação do médico Gustavo Caldeira. A comunicação estabelecida visa fazer os ajustes necessários para o atleta no cotidiano.
– O objetivo do trabalho é estruturar e planejar todo o processo de saúde do atleta, visando uma adaptação física mais eficaz para que o jogador chegue em sua melhor forma ao clube – explicou o fisioterapeuta do trio.
O programa se baseia em uma rede de empresas e profissionais de diversas áreas da saúde, construindo por meio da relação multidisciplinar as necessidades específicas de cada jogador. É desenvolvido especialmente para atletas que se preparam antes do início de uma temporada
– Os estímulos são determinados a partir das avaliações feitas assim que eles chegam, e buscamos integrá-los com outros jogadores que também estão de férias, mantendo a forma com outros colegas preparadores físicos e fisioterapeutas, contribuindo para a excelência do trabalho – finalizou Novaes.
Fonte: Agência Globo / Por Diogo Dantas