O time dos Bombeiros e o órgão ministerial do Estado do Rio de Janeiro realizaram uma inspeção em São Januário nesta manhã. A ação faz parte da análise do acordo proposto pelo Vasco ao Ministério Público para permitir a presença de torcedores no estádio, que está sem público desde 22 de junho.
Conforme divulgado pelos Bombeiros, o objetivo é verificar as condições dos dispositivos de segurança contra incêndio e pânico do local. Um procurador do Ministério Público acompanhou os Bombeiros durante a inspeção.
– Verificamos diversas estruturas, como o sistema de prevenção contra incêndio e pânico, os postos médicos e as saídas de emergência… Todas essas informações serão incluídas no relatório que estamos elaborando para entregar às autoridades o mais rápido possível – afirmou Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Na última quarta-feira, o Vasco apresentou uma proposta ao Ministério Público. Internamente, há uma grande expectativa de que a liberação de público no estádio seja concedida. Um novo encontro está previsto para a próxima semana e deve selar o acordo entre as partes. Assim, o clube poderá contar com a presença de torcedores no jogo contra o Coritiba, em 21 de setembro.
Detalhes do encontro entre Vasco e Ministério Público
No encontro da última quarta, o Vasco apresentou ao Ministério Público e ao procurador geral de justiça, Luciano Mattos, o acordo para permitir a presença de torcedores em São Januário. Segundo o procurador, o objetivo do acordo é melhorar a segurança do estádio.
– Vamos analisar detalhadamente essa proposta. Acreditamos que estamos progredindo rumo à celebração deste acordo. Nossa expectativa é realizar uma nova reunião na próxima semana, com a presença de órgãos públicos e da federação, para que conheçam os termos da proposta.
Havia a expectativa de obtenção da liberação na última quarta-feira, mas o Procurador Geral explicou que deseja ouvir os órgãos envolvidos.
– Hoje (quarta-feira) foi a primeira reunião, estamos conhecendo o processo, o Vasco apresentou algumas iniciativas. É importante analisar de forma mais aprofundada e, antes de tomar uma decisão, ouvir os órgãos públicos envolvidos. A segurança nos estádios tem sido uma preocupação nossa há muito tempo.
– Em relação a São Januário, nossa preocupação são as questões fundamentais do processo, avaliando quais medidas devem ser tomadas de acordo com o pedido da ação. As principais medidas são relacionadas à segurança interna, como reconhecimento facial, aumento da vigilância interna e no entorno, medidas que possam contribuir com a operação da Polícia Militar e dos demais órgãos.
No acordo apresentado, o Vasco se compromete a implementar algumas melhorias relacionadas ao esquema de segurança de São Januário, incluindo a instalação de um sistema de reconhecimento facial nos portões de acesso ao estádio, medida que terá grande peso na decisão do Ministério Público do Rio. Estes são alguns dos pontos destacados:
- Aumento no número de portões de acesso;
- Aumento do espaço disponível para acesso aos portões;
- Ajuste na abertura dos portões para saída;
- Aumento do número de câmeras dentro do estádio;
- Implementação de reconhecimento facial nos portões (para o jogo contra o Coritiba, apenas alguns portões terão o sistema funcionando).
No próximo encontro, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Prefeitura Municipal do Rio e Federação de Futebol do Estado do Rio serão convidados a comparecer.
Fonte: ge