Graduado em Educação Física pela UFRJ, Lucas começou sua trajetória no Vasco em 2016 como estagiário nas divisões de base, onde exerceu várias funções no setor de Análise de Desempenho. No final de 2017, fez a transição para o time profissional. Em 2020, assumiu a coordenação do departamento, jogando um papel fundamental na estruturação e formalização dos processos de análise de desempenho dentro do clube.
Desde 2023, Lucas tem sido convocado para as seleções Sub-20 e Sub-23, participando de torneios como o Sul-Americano Sub-20, os Jogos Pan-Americanos — onde conquistou o título em 2023 —, a Copa do Mundo Sub-20 e o Pré-Olímpico de 2024. Sua convocação mais recente foi para a etapa final de preparação para o Sul-Americano Sub-20, que ocorrerá no início da próxima temporada.
O coordenador do time cruzmaltino expressou a satisfação de representar o Vasco e a Seleção Brasileira, além de seu compromisso em auxiliar no desenvolvimento de jovens talentos.
— É uma grande satisfação poder representar a Seleção Brasileira. Todo profissional que vive o futebol sonha em vestir essa camisa e participar de eventos significativos, e comigo não é diferente. Sempre que sou chamado, busco contribuir para que a comissão técnica e os atletas tome as melhores decisões e aproveito cada instante. Sou extremamente grato e orgulhoso de estar representando o Vasco, um clube que me deu a oportunidade e me qualificou para chegar à Seleção – afirmou.
Em 2024, além de Lucas, o Vasco teve a participação do goleiro Léo Jardim na Seleção Principal durante amistosos, da fisiologista Sarah Ramos no Mundial Feminino Sub-17 e ainda contou com 10 atletas das categorias de base que foram convocados ao longo da temporada.
Fonte: Site Oficial do Vasco