Durante a coletiva após a derrota para o Fluminense por 2 a 1, no último sábado, no Maracanã, Ramón Díaz compartilhou que Josh Wander, proprietário da 777 Partners, fez uma solicitação durante a reunião da semana passada entre a equipe técnica e os representantes da empresa norte-americana. De acordo com o treinador, os investidores solicitaram que o treinador do Vasco dê mais oportunidades aos jovens jogadores do time.
— No encontro com o presidente da 777 (Josh Wander), quando estávamos todos conversando, pediram para que eu apostasse nos jogadores jovens. Estou preparando-os para que possam render, nas condições atuais, e eles estão melhorando — revelou Ramón Díaz.
O comandante do Vasco acatou o pedido nos últimos três jogos, especialmente com Rayan, considerado por muitos como a maior promessa do clube. Ramón Díaz tem dado espaço para os jogadores da base nas partidas contra Grêmio, Bragantino e Fluminense no início deste Brasileirão.
Rayan, por exemplo, já tinha atuado em outros jogos do Carioca, mas antes da estreia no Brasileirão de 2024, contra o Grêmio, o atacante não entrava em campo desde o início de fevereiro. Revelado pelo Vasco, o jovem de 17 anos jogou nas três partidas, inclusive, no intervalo das duas últimas. Neste sábado, perdeu uma oportunidade clara contra Fábio, mas contribuiu para a melhora do time diante do Fluminense.
Ao chegar ao Vasco, Ramón Díaz não havia utilizado Rayan, ao contrário de seu antecessor no cargo, Maurício Barbieri. No último ano, apenas Marlon Gomes e Gabriel Pec, negociados nesta temporada, tiveram sequência dentre os jogadores da base vascaína.
Outro jovem que recebeu uma chance na equipe neste sábado foi Erick Marcus. O atacante não vinha sendo convocado por Ramón Díaz, porém entrou no intervalo do clássico contra o Fluminense. Sua última aparição havia sido em 31 de janeiro, quando o Vasco utilizou um time alternativo contra o Nova Iguaçu, atuando apenas por 25 minutos.
No confronto contra o Grêmio, JP também foi escalado durante o jogo, superando outros jogadores mais experientes na disputa. O volante teve uma boa performance e recebeu elogios de Ramón Díaz.
O trio de jovens conquistou oportunidades após a reunião entre a equipe técnica e Josh Wander, sócio da 777 Parterns, que esteve no Brasil no último fim de semana. Após o confronto com o Grêmio, Ramón Díaz já havia destacado a importância do encontro.
— Foi uma reunião muito significativa com eles. Não tínhamos tido a chance de uma comunicação direta anteriormente. Fomos diretos para resolver questões delicadas do clube. Questões que podem ser melhoradas rapidamente. Não vamos mais cometer erros. Vamos nos reunir a cada 15 dias, dialogando diretamente com todos os dirigentes — afirmou Ramón na ocasião.
Com a janela de transferências encerrada para novas contratações, o Vasco seguirá com seu elenco atual até metade do ano, competindo no Brasileirão e na Copa do Brasil. A próxima oportunidade de transferências será de 10 de julho de 2024 a 2 de setembro de 2024.
Fonte: ge