No meio dos vários dilemas enfrentados pelo Vasco, a relação de jogadores convocados para o jogo desta quinta-feira, diante do Palmeiras, possui alguns nomes que podem surpreender os torcedores. Entre eles está Luiz Gustavo, zagueiro de apenas 18 anos, que pode estrear no Allianz Parque pela equipe principal.
Para a partida, o time comandado por Álvaro Pacheco não contará com os zagueiros João Victor, suspenso, e Medel, que não viajou para São Paulo e está negociando sua saída do clube.
Apesar de ser sua primeira oportunidade de jogar profissionalmente no Allianz Parque, Luiz Gustavo já havia sido convocado para um jogo da equipe principal em janeiro, quando o elenco principal estava em pré-temporada no Uruguai. Naquela ocasião, o jogador integrou a delegação que viajou para Saquarema para enfrentar o Sampaio Corrêa, pela segunda rodada do Campeonato Carioca, mas não entrou em campo.
Nascido em abril de 2006 em Foz do Iguaçu, Paraná, Luiz Gustavo mudou-se para o Rio de Janeiro aos oito anos. Sua chegada ao Vasco ocorreu em 2021, após ser observado pelo Departamento de Captação e Análise de Mercado, sendo aprovado após participar de treinamentos com o grupo.
No mês de outubro de 2022, assinou seu primeiro contrato profissional, válido por três temporadas, até outubro de 2025.
O destaque de Luiz Gustavo é sua estatura, medindo 1,88m. Canhoto e forte, o zagueiro costuma contribuir com gols. Em entrevista divulgada pelo Vasco no início do ano, ao apresentar os jogadores que disputaram a Copinha, ele revelou que se espelha em Van Dijk, zagueiro do Liverpool e da seleção holandesa.
O desempenho de Luiz Gustavo chamou a atenção na Copa Olaria no começo de 2022. Logo no segundo semestre, se tornou titular na defesa do sub-17 do Vasco. Atualmente, em seu primeiro ano no sub-20, já superou outros zagueiros de destaque na categoria, como Victão e Roger.
Na final do Carioca Sub-17 do ano anterior, contra o Fluminense, o Vasco estava vencendo por 1 a 0 e precisava de mais dois gols para levar a disputa para os pênaltis, após derrota por 3 a 0 no jogo de ida. Luiz Gustavo foi para o ataque, marcou um gol aos 43 minutos e por pouco não fez outro nos minutos finais. O título acabou nas mãos do Flu.
Neste ano, no Torneio OPG, ele balançou as redes nos clássicos contra Botafogo e Flamengo.
Fonte: ge