Juntos como dedos de uma mão, essa legendária trinca do meio-campo do Vasco deslizou pelos gramados de 1946 a 1954, levando o clube a um dos seus períodos mais gloriosos. Considerados uma das melhores formações de meio-campo de todos os tempos, o trio comemorou, em 2024, 70 anos de sua última jornada com a camisa cruz-maltina.
Ely, Danilo e Jorge foram nomes históricos do Expresso da Vitória do Vasco — Foto: Reprodução
A formação do trio
Jorge foi o primeiro a pisar no gramado do Vasco, em 1943, inicialmente atuando no time de aspirantes. Lateral-esquerdo de origem, o pernambucano fez sua estreia no time principal em 1946.
Ely do Amparo chegou em 1944, vindo do Canto do Rio, onde era o capitão. O volante e lateral foi considerado um verdadeiro “xerife” do Expresso da Vitória.
Por último, mas não menos importante, Danilo Alvim, também conhecido como “Príncipe”, fez sua chegada ao Vasco em 1946, após passar dois anos no América. O meia, famoso por sua elegância e dribles precisos, já havia jogado com Ely no Canto do Rio, em 1943.
Ely, Danilo e Jorge — Foto: O Globo Sportivo número 670.
Os holofotes se voltaram para o trio em 1947, quando o Vasco conquistou o Campeonato Carioca de forma invicta, com 17 vitórias e três empates, sob a batuta do técnico Flávio Costa. A escalação principal contava com: Barbosa, Augusto e Rafanelli (Wilson); Ely, Danilo e Jorge; Djalma (Nestor), Maneca, Dimas (Friaça), Lelé (Ismael) e Chico.
Com cada vez mais brilho, os três foram carinhosamente apelidados pela torcida de “Arroz, Feijão e Carne-Seca”: Arroz (Danilo), Feijão (Ely do Amparo) e Carne Seca (Jorge).
Primeiros campeões continentais do mundo
Um dos maiores orgulhos da torcida vascaína certamente reside na conquista do Campeonato Sul-Americano de 1948. Essa foi a principal façanha da galeria de Ely, Danilo e Jorge pelo clube.
Expresso da Vitória do Vasco — Foto: Arquivo/Centro de Memória do Vasco
O torneio foi realizado no Chile, no Estádio Nacional, que havia sido inaugurado uma década antes. Naquele período, a FIFA, a Conmebol e a Uefa focavam apenas na organização de competições de seleções.
Assim, o Colo-Colo ficou encarregado de organizar o evento. Além do time chileno e do Vasco, outros cinco clubes campeões de nações sul-americanas foram convidados:
- River Plate – campeão argentino de 1947, famosa equipe conhecida como “La Máquina”.
- Nacional – campeão uruguaio de 1947.
- Emelec – campeão de Guayas (região de Guayaquil) em 1946. O campeonato de 1947 foi suspenso devido ao Sul-Americano de Seleções.
- Litoral – campeão de La Paz (principal competição boliviana) em 1947.
- Municipal – vice-campeão peruano de 1947. O Atlético Chalaco, campeão, estava desfalcado e não pôde enviar um time ao torneio.
Campeonato Sul-Americano de 1948 — Foto: Arquivo/Centro de Memória do Vasco
Com a formação titular, o Vasco se sagrou campeão no último jogo do torneio contra o poderoso River Plate, que contava com o jovem Di Stéfano. Como os brasileiros tinham a melhor campanha, precisavam apenas de um empate para garantir o título. E assim foi: 0 a 0 no placar e a primeira taça continental da história voltava para o Brasil, orgulhosamente exposta na sala de troféus do clube.
Números do trio
De acordo com o “Almanaque do Vasco”, que documenta mais de 5.994 partidas do time principal do Vasco da Gama desde 1916 até abril de 2019, os estudos de Alexandre Mesquita e da equipe EstudeVasco mostram que Ely, Danilo e Jorge jogaram juntos em 205 oportunidades, com um impressionante aproveitamento de 72,5%.
Ely, Danilo e Jorge pelo Vasco (1946-1954):⚔️ 205 jogos✅ 137 vitórias⛔️ 35 empates❌ 33 derrotas📊 72.5% de aproveitamento
Há registros de pelo menos dez títulos conquistados em conjunto por Ely, Danilo e Jorge. A equipe EstudeVasco (@EstudeVasco), que se dedica à pesquisa da história e estatísticas do clube, colaborou com a lista. Confira os troféus abaixo:
- 4x Campeonato Carioca – 1947, 1949, 1950 e 1952
- Campeonato Sul-Americano: 1948
- Copa Internacional Rivadavia: 1953
- Torneio Internacional do Chile: 1953
- Torneio Internacional do Rio de Janeiro: 1953
- Torneio Início do Rio de Janeiro: 1948
- Torneio Municipal do Rio de Janeiro: 1947
Fonte: ge
Escreva seu comentário