Está próxímo o momento da chegada de Álvaro Pacheco ao Vasco. Com o pré-acordo já firmado, o treinador português desembarcará no Rio de Janeiro no domingo para se integrar ao clube.
O treinador lusitano trará consigo quatro colaboradores de sua confiança. Pedro Valdemar assume como assistente técnico de Álvaro Pacheco. Outro auxiliar é José Teixeira, que desempenha também a função de analista. Ricardo Pereira é um especialista em alto rendimento, enquanto Leandro Mendes atua como preparador físico.
Permanece em aberto a situação de Diego Pereira. O portal Globo Esporte informou na segunda-feira que a decisão sobre a continuidade do preparador físico será tomada com a chegada de Álvaro Pacheco.
Para apresentar de forma detalhada o trabalho dos colegas de equipe do possível novo comandante do Vasco, o Globo Esporte investigou minuciosamente as responsabilidades de cada um no cotidiano dos treinamentos, bem como o histórico profissional dos integrantes. Confira a seguir:
Pedro Valdemar – assistente
O assistente técnico de Álvaro Pacheco está ao seu lado desde o tempo em que trabalhavam juntos no Fafe, seu primeiro trabalho como técnico profissional. Desde então, passaram por equipes como Vizela, Estoril e Vitória de Guimarães.
– Pedro, sem dúvida, é meu braço direito – afirmou Álvaro em entrevista ao canal Footure, em maio de 2023.
– Ele me auxilia na liderança da equipe. Delego algumas funções a ele. Por exemplo, durante um treinamento focado na organização ofensiva, fico responsável por essa parte, enquanto ele cuida da organização defensiva. Ele já conhece minhas preferências e como desejo as coisas. Temos uma conexão muito forte. É um dos meus melhores amigos.
Com 34 anos, Pedro Valdemar já havia exercido essa função em outros clubes portugueses, como Boavista, Moreirense e Penafiel. O assistente possui Mestrado em Treinamento de Alto Rendimento Esportivo pela Faculdade de Esporte da Universidade de Porto.
Elaboração e planejamento de exercícios
Instrução e condução dos treinos
Lances de bola parada (treino e jogo)
Orientação do aquecimento pré-jogo
Coordenação das atividades dos demais assistentes técnicos
Logística com os diversos setores do clube
José Teixeira – assistente e analista
Graduado em Educação Física e Esporte pelo Instituto de Ciências Educativas do Douro, José Teixeira atua como assistente e analista na equipe de Álvaro Pacheco. A parceria entre eles teve início no Vizela. José Teixeira possui em seu currículo o curso de Treinador de Futebol da UEFA A.
– Zé (José Teixeira) trabalha comigo focado especialmente na análise, principalmente sobre nossa equipe. Gosto da maneira como ele analisa os detalhes. Como filmamos todos os treinos, ele me apresenta os problemas. Diariamente, ele precisa me apontar alguma questão para que possamos melhorar e evoluir – declarou Álvaro em 2023.
Colaboração nos exercícios
Auxílio na condução dos treinos
Coordenação do processo de análise
Análise interna da equipe (treino e jogo)
Análise e observação dos adversários
Ricardo Ferreira – Alto-rendimento
Com a função de “Treinador de Força e Condicionamento” no Vitória de Guimarães, Ricardo Ferreira é responsável por supervisionar as cargas de treinamento dos atletas, em uma colaboração entre a comissão técnica e o departamento médico. Graduado e mestre em Educação Física pelo Instituto Universitário de Maia.
Monitoramento da carga de trabalho externa (GPS/PSE/Bem-estar)
Prescrição e supervisão de treinamento de força específico
Acompanhamento do trabalho realizado na academia antes e depois dos treinos
Reintegração de jogadores lesionados aos treinos coletivos
Colaboração na condução dos treinos
Registro de dados estatísticos (treino e jogo)
Leandro Mendes – preparador físico
O preparador físico que chegará com a equipe de Álvaro Pacheco não estava presente no Vitória de Guimarães. Leandro Mendes atuou de 2009 a 2023 no Moreirense, de Portugal, e passou por uma passagem no Kulubu, da Turquia. Além da formação em Educação Física, possui a Licença UEFA B para treinadores.
Responsável pelo aquecimento (treino e jogo)
Participação em exercícios específicos
Auxílio na condução dos treinos
Avaliação da pontuação e dinâmica competitiva
Registro de dados estatísticos (treino e jogo)
Fonte: Globo Esporte