O técnico português trará consigo quatro colaboradores de confiança. Pedro Valdemar atuará como auxiliar técnico de Álvaro Pacheco. Outro auxiliar é José Teixeira, que desempenha também a função de analista. Ricardo Pereira é especialista na área de alta-performance, enquanto Leandro Mendes assumirá o posto de preparador físico.
A permanência de Diego Pereira ainda não está confirmada. O portal ge noticiou na segunda-feira que a decisão sobre a permanência do preparador físico será tomada após a chegada de Álvaro Pacheco.
Para conhecer mais sobre os colegas de trabalho do possível novo técnico do Vasco, o portal ge elaborou minuciosamente o papel de cada um no cotidiano dos treinos, bem como o histórico profissional dos colaboradores. Confira abaixo:
Pedro Valdemar – colaborador
Colaborador de Álvaro Pacheco desde o início de sua carreira como treinador profissional no Fafe, Pedro Valdemar acumulou passagens por Vizela, Estoril e Vitória de Guimarães.
– Pedro, sem dúvidas, é meu braço direito – afirmou Álvaro em entrevista ao canal Footure, em maio de 2023.
– Ele me auxilia na liderança da equipe. Eu delego algumas tarefas. Por exemplo, em um treino em que o foco é a organização ofensiva, eu fico com essa parte, e ele cuida da defensiva. Ele já sabe o que quero, da maneira que quero. Temos uma forte ligação. É um dos meus grandes amigos.
Pedro Valdemar, de 34 anos, já havia exercido a mesma função em outras equipes portuguesas, como Boavista, Moreirense e Penafiel. Além disso, o auxiliar possui Mestrado em Treinamento de Alto Desempenho Desportivo pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
- Elaboração e planejamento de exercícios
- Instrução e condução do treino
- Bolas paradas (treino e jogo)
- Supervisão do aquecimento pré-jogo
- Coordenação das tarefas dos demais assistentes técnicos
- Logística com os diferentes setores
José Teixeira – assistente e analista
Graduado em Educação Física e Desporto pelo Instituto de Ciências Educativas do Douro, José Teixeira atua como assistente e analista na equipe de Álvaro Pacheco. A parceria entre eles teve início no Vizela. O assistente é detentor do curso de Treinador de Futebol da UEFA A.
– Zé (José Teixeira) trabalha comigo com foco na análise, especialmente sobre nossa equipe. Gosto da forma como ele presta atenção aos detalhes. Como filmamos todos os treinos, ele aponta os problemas. Diariamente, ele apresenta algum desafio a ser superado, visando ao aprimoramento constante – afirmou Álvaro em 2023.
- Colaboração nos exercícios
- Auxílio na condução do treino
- Coordenação do processo de análise
- Análise interna da equipe (treino e jogo)
- Observação e análise dos adversários
Ricardo Ferreira – Alto Desempenho
Com o título de “Treinador de Força e Condicionamento” no Vitória de Guimarães, Ricardo Ferreira é o responsável pela supervisão das cargas de treinamento dos atletas, em um trabalho conjunto entre a comissão técnica e o departamento médico. Graduado e mestre em Educação Física pelo Instituto Universitário de Maia.
- Monitoramento da carga externa (GPS/PSE/Bem-Estar)
- Prescrição e supervisão do treinamento de força específico
- Acompanhamento do trabalho na academia antes e depois do treino
- Reintegração de jogadores lesionados nos treinos coletivos
- Contribuição na condução dos treinos
- Registro de dados estatísticos (treino e jogo)
Leandro Mendes – personal trainer
O personal trainer que integrará a equipe de Álvaro Pacheco não trabalhou com ele no Vitória de Guimarães. Leandro Mendes atuou de 2009 a 2023 no Moreirense, em Portugal, e teve passagem pelo Kulubu, na Turquia. Além da formação em Educação Física, possui Licença UEFA B para treinadores.
- Responsável pelo aquecimento (treino e jogo)
- Colaboração em exercícios específicos
- Auxílio na condução dos treinos
- Avaliação da dinâmica competitiva e pontuação
- Registro de dados estatísticos (treino e jogo)
Fonte: ge