O treinador Léo Condé, do Vitória, definiu, durante o treino de quinta-feira (9), qual jogador ocupará o lugar do zagueiro Wagner Leonardo na partida contra o Vasco, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Wagner está suspenso após ser expulso no último confronto contra o São Paulo, no domingo passado (5).
Segundo informações divulgadas pelo clube nesta sexta-feira (10), Reynaldo será o escolhido para substituir Wagner, repetindo o que já fez no jogo contra o Tricolor Paulista. Vale ressaltar que foi a primeira vez que o zagueiro ex-Coritiba entrou em campo com a camisa rubro-negra.
Reynaldo, de 27 anos, chegou ao Vitória durante a janela especial de transferências da CBF. Ele foi emprestado pelo Coritiba até o final de 2024. Canhoto, o jogador é o único integrante do elenco com características semelhantes às de Wagner Leonardo.
Incógnitas
Apesar dessa definição, Léo Condé ainda possui algumas dúvidas para definir a equipe que enfrentará o Vasco. Os jogadores Camutanga, Rodrigo Andrade e Iury Castilho, que foram desfalques contra o São Paulo por lesão, treinaram com o grupo ao longo da semana. Contudo, passarão por avaliação novamente na tarde desta sexta-feira para determinar se estarão aptos para a partida.
Os únicos desfalques confirmados até o momento são Everaldo, em processo de recuperação de uma lesão muscular na panturrilha, Felipe Vieira, em fase de transição física após cirurgia de ligamento cruzado anterior (LCA) no joelho esquerdo, e Raúl Cáceres, com lesão no tendão de Aquiles.
Resta saber se Condé manterá a formação com três zagueiros utilizada nos dois últimos jogos do Vitória, ou se optará por retornar ao sistema que levou o time ao título baiano de 2024.
O Vitória terá mais dois treinos antes do confronto com o Vasco. O primeiro será na sexta-feira à tarde e o segundo no sábado (11), no Rio de Janeiro (RJ). As equipes se enfrentam no domingo (12), às 18h30, em São Januário.
Quando Wagner Leonardo retornará?
Com a suspensão, a previsão é que Wagner Leonardo retorne para a partida contra o Atlético-GO, no dia 18 de maio, no Barradão, em Salvador (BA). No entanto, a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) está analisando a conduta do zagueiro durante o jogo contra o São Paulo e pode vir a denunciá-lo. Caso isso ocorra, o STJD pode punir o jogador com um maior número de jogos de suspensão.
Expulso no início do jogo após um incidente com Calleri, Wagner quebrou o protocolo ao interromper a entrevista do atacante Luciano, do São Paulo, à TV Globo, no intervalo, para criticar a arbitragem.
O árbitro Ramon Abatti Abel registrou o ocorrido na súmula: “Após o término do primeiro tempo, informo que o jogador Wagner Leonardo Calvelo de Souza, nº 4 do Esporte Clube Vitória, adentrou à zona de entrevista. Ressalto que o mesmo já havia sido expulso aos 6 minutos do primeiro tempo”.
O que diz o CBJD
O artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) aborda condutas contrárias à disciplina ou ética desportiva. No parágrafo 2º, são exemplificadas essas condutas nos incisos I e II. Confira:
“I – desistir de disputar uma partida já iniciada, por abandono, simulação de lesão, ou tentar impedir, por qualquer meio, o prosseguimento do jogo;
II – desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar de suas decisões de forma desrespeitosa.”.
No cenário atual, o Governo Federal defende a interrupção do Campeonato Brasileiro após as enchentes no RS
A punição prevista é a “suspensão de uma a seis partidas ou equivalente, se a infração for cometida por um atleta, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão por quinze a cento e oitenta dias, se a conduta for de outra pessoa submetida ao Código.”
Fonte: Itatiaia