O domingo será uma data especial para Ramón Díaz e vai trazer lembranças da época em que ele foi feliz como jogador e treinador. Sendo sua primeira vez como técnico no Maracanã, o argentino acredita que estar no palco do clássico Flamengo x Vasco é como jogar no Monumental de Núñez, onde fez história com o River Plate.
Dessa maneira, tudo indica que Ramón se sentirá em casa quando a bola começar a rolar às 16h para o clássico da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
“É parecido com o Monumental, pela quantidade de público, pela atmosfera, pelo clássico. Vamos tentar fazer uma grande partida”, resumiu o treinador do Vasco.
Embora seja sua primeira vez como treinador no Maracanã, Ramón já esteve no gramado do principal estádio de futebol brasileiro duas vezes como jogador. O ge relembra:
Ramón Díaz x Fluminense
A primeira vez de Ramón no Maracanã foi em 27 de maio de 1981, contra o Fluminense. O atual técnico do Vasco foi titular do River Plate e jogou os 90 minutos do empate em 1 a 1. O amistoso internacional valia a Taça João Havelange, que ficou com o Tricolor.
O gol do River foi marcado por Emilio Commisso, de cabeça, aos 20 minutos do primeiro tempo, após passe de René Houseman. Já o Fluminense empatou com Zezé, também de cabeça, aos 42 minutos do primeiro tempo, com assistência de Robertinho.
Fluminense: Paulo Victor; Zezinho, Tadeu, Edinho, Valdir Carioca, Delei, Gilberto, Mário Marques, Robertinho, Gilcimar e Zezé.
River Plate: Ubaldo Fillol, Héctor López, Daniel Lonardi, Claudio Giúdice, Alberto Tarantini (Eduardo Abrahamian), Hugo Iervasi, Omar Labruna, Emilio Commisso, Pedro González (Pedro Vega), Ramón Díaz e René Houseman (José Vieta).
Ramón Díaz x Flamengo
Dez anos depois, Ramón Díaz voltou ao Maracanã. Mais experiente, o ex-jogador do River Plate já havia passado pela Europa antes de retornar ao clube argentino. Em 23 de outubro de 1991, ele veio ao Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo pelo jogo de volta das quartas de final da Supercopa Libertadores. Desta vez, o técnico do Vasco saiu vitorioso.
Depois de vencer o Flamengo por 1 a 0 no Monumental, o River Plate foi derrotado por 2 a 1 no Maracanã. Nos pênaltis, entretanto, a equipe de Ramón Díaz venceu por 4 a 3 e garantiu a classificação para as semifinais da Supercopa Libertadores. O clube argentino avançou ao eliminar o Peñarol, mas perdeu a final para o Cruzeiro, no Mineirão.
No Maracanã, Ramón Díaz não teve um bom dia. Gaúcho marcou os dois gols do Flamengo, enquanto Toresani balançou as redes pelo River. O treinador vascaíno entrou aos 15 minutos do segundo tempo e foi o único a desperdiçar um pênalti pela equipe argentina. Para sua sorte, o Rubro-Negro perdeu duas cobranças (Júnior e Uidemar).
Flamengo: Gilmar, Júnior Baiano, Wilson Gottardo, Piá Carioca, Júnior, Charles Guerreiro, Marquinhos (Uidemar), Zinho, Gaúcho, Paulo Nunes e Zé Ricardo (Marcelinho Carioca).
River Plate: Ángel Comizzo, Fabián Basualdo, Carlos Enrique, Pablo Lavallén (Ramón Díaz), Guillermo Rivarola, Gustavo Zapata, Julio César Toresani, Hernán Díaz (Juan Borrelli), Javier Claut, Walter Silvani e Ramón Medina Bello.
Ramón Díaz foi um jogador importante no futebol argentino, principalmente no River Plate e na seleção nacional. Após se aposentar como jogador, ele treinou diversas equipes, incluindo o próprio River, onde conquistou seis vezes o campeonato argentino, além de ter vencido a Copa Libertadores e a Supercopa.
Fonte: ge
Escreva seu comentário