O Vasco segue lutando para evitar a queda e, enquanto isso, está fazendo as contas. Atualmente com 27 pontos, o time está em 17º lugar e precisa torcer para que Bahia, Cruzeiro e Santos tropecem. Nas últimas dez edições do Campeonato Brasileiro, os times que terminaram em 16º lugar conseguiram se manter na elite com uma média de 43 pontos.
Levando em consideração essa estatística, o Vasco ainda tem muito trabalho pela frente. Para evitar o rebaixamento, o time precisa somar pelo menos mais 16 pontos nas próximas partidas. Com 12 rodadas restantes e 36 pontos em disputa, os cariocas precisariam conquistar quase metade desse total para alcançar a média que garantiu a permanência dos times na primeira divisão nos últimos dez anos.
Em outras palavras, o time precisa ter um aproveitamento de 43%, que é a mesma porcentagem de vitórias do Cuiabá, que atualmente está em 11º lugar. Parece difícil, mas não é impossível. O Vasco já tem um aproveitamento de mais de 60% desde a vitória contra o Grêmio, quando Ramón Díaz assumiu o comando da equipe. Nessa partida, Pablo Vegetti marcou o único gol.
Times que escaparam do rebaixamento em 16º lugar
- 2013 – Flamengo escapou com 45 pontos
- 2014 – Palmeiras escapou com 40 pontos
- 2015 – Figueirense escapou com 43 pontos
- 2016 – Vitória escapou com 45 pontos
- 2017 – Vitória escapou com 43 pontos
- 2018 – Vasco escapou com 43 pontos
- 2019 – Ceará escapou com 39 pontos
- 2020 – Fortaleza escapou com 41 pontos
- 2021 – Juventude escapou com 46 pontos
- 2022 – Cuiabá escapou com 41 pontos
Desempenho do Vasco no segundo turno
Após um desempenho fraco no primeiro turno do Brasileirão, o Vasco está se recuperando no segundo. Nas sete partidas desde a 20ª rodada, o time conquistou 11 pontos e teve resultados positivos contra adversários fortes, que estão entre os primeiros colocados. Isso inclui Atlético-MG e Fluminense, finalista da Libertadores.
Agora, o Vasco enfrenta uma sequência de quatro jogos que não rendeu pontos para o time no início do campeonato. Vai enfrentar o Fortaleza e o Internacional em casa, e enfrentar o Flamengo e o Goiás fora de casa. No primeiro turno, o time perdeu por 2 a 0 para o Fortaleza e por 4 a 1 para o Flamengo, em seu pior momento.
Além disso, o Vasco foi derrotado por 2 a 0 pelo Internacional e venceu por 1 a 0 o Goiás, em partidas realizadas no primeiro turno. O jogo contra o Goiás teve tumulto dentro e fora de campo, o que resultou numa interdição do estádio por 90 dias.
Próximos jogos do Vasco
O próximo jogo do Vasco será contra o Fortaleza, na quarta-feira (18), às 21h30, no Rio de Janeiro, pela 27ª rodada do campeonato. O técnico Ramón Díaz terá desfalques importantes, como Medel, que está com a seleção chilena, e Figueiredo, que está disputando o Pan-Americano com o Brasil.
Fonte: Jogada 10