O time se distanciou do G-8 no campeonato de pontos corridos e está em desvantagem na fase de mata-mata. Após a pausa para a Data Fifa, o Vasco enfrentará um duelo significativo pelo Brasileirão contra o São Paulo, na quarta-feira, e no sábado terá o Atlético-MG como rival na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil.
O ge apontou alguns problemas que têm sido identificados nesse período sem vitórias do Vasco, que é o maior já enfrentado na temporada. O que terá que ser ajustado? Confira abaixo os aspectos a serem corrigidos.
Vasco usará data Fifa para corrigir problemas — Foto: Matheus Lima / CRVG
João Victor e mais um?
As recentes partidas do Vasco foram marcadas por erros individuais de seus defensores. Maicon teve uma atuação abaixo do esperado contra o Juventude, enquanto Léo deixou a desejar ao falhar nos dois gols do Atlético-MG na Copa do Brasil.
João Victor, que iniciava como reserva, reassumiu a titularidade no jogo contra o Juventude e fez uma boa apresentação. Mais ágil e habilidoso, ele é o zagueiro que deve sair na frente para os próximas jogadas. Agora, resta saber quem será sua dupla: Maicon ou Léo?
Dupla de volantes
Após ser vaiado pela torcida no empate contra o Juventude, Sforza perdeu espaço no time titular. O volante argentino vem sendo criticado por suas falhas na saída de bola e pela falta de intensidade no meio-campo, algo que Mateus Cocão tem de sobra.
Embora Mateus tenha enfrentado uma expulsão recente contra o Cruzeiro, ele parece ter recuperado a confiança de Paiva e da torcida para formar dupla com Hugo Moura. Outros nomes como Souza, Galdames e JP também podem ser considerados, mas a atuação de Paulinho e Jair ainda deve demorar a acontecer na temporada.
Quais são os pontas?
Esse é um questionamento que paira sobre São Januário há anos. O Vasco parecia ter encontrado seus alas em David e Adson. Enquanto o camisa 7 chamava a atenção com seus números, o camisa 28 trazia qualidade e controle de jogo para a equipe.
Contudo, ambos se lesionaram gravemente e ficarão fora pelo restante da temporada. David rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e só deverá voltar na metade de 2025, enquanto o retorno de Adson é previsto para dezembro, após o término das competições no Brasil.
Desde então, Emerson Rodríguez, Jean David, Maxime, Puma (improvisado), Rayan e Leandrinho já foram utilizados. O Vasco vive uma verdadeira dança de atacantes, onde somente Pablo Vegetti é certeza. A dupla titular, seja quem for, precisará de continuidade e boas exibições.
Qual a prioridade do Vasco?
Até o final da temporada, o Vasco tem duas grandes metas: conquistar 45 pontos o mais rápido possível e garantir uma vaga na final da Copa do Brasil.
Embora esteja próximo de alcançar a meta no Brasileirão, ainda mirando um lugar entre os oito primeiros da tabela, o Vasco precisa somar oito pontos nas próximas dez partidas para alcançar o tão almejado número da permanência. O aproveitamento necessário para se classificar para a Libertadores, entretanto, deverá ser consideravelmente maior.
Reagir o mais rápido possível
O Vasco não pode se dar ao luxo de perder tempo depois da Data Fifa. Assim que o período das seleções acabar na terça-feira, dia 15, o grupo de Rafael Paiva enfrentará uma maratona de jogos decisivos. O principal desafio será a semifinal da Copa do Brasil, marcada para o dia 19, sábado, em São Januário.
Há uma expectativa tanto interna, do departamento de futebol, quanto externa, da torcida, para que o Vasco retorne a uma final da Copa do Brasil. A última vez que o clube conquistou o torneio foi em 2011. Treze anos depois, o sonho do bicampeonato está vivo.
Para isso, será necessário superar o Atlético-MG em São Januário, seja no tempo normal ou nas penalidades. Além disso, o Vasco ainda tem mais cinco confrontos em casa pelo Brasileirão, e a torcida espera um desempenho sólido para finalizar o ano de maneira tranquila, com a esperança de uma vaga na Libertadores.
Fonte: ge