O ano de 2024 foi um verdadeiro espetáculo para algumas promessas do Vasco espalhadas pelo globo. Vários jogadores negociados recentemente pelo clube, além de outros que já brilharam em São Januário, tiveram temporadas incríveis na Europa e na América do Norte.
Os principais nomes dessa lista são Andrey Santos, Evander e Gabriel Pec. Andrey, que trocou o Vasco no ano passado, está vivendo uma fase espetacular no Strasbourg, na França. Evander, que fez sua transação em 2018, continua se destacando nos Estados Unidos, onde Gabriel Pec se sagrou campeão nacional e se afirmou como um dos principais jogadores do país.
O ge deu uma garimpada e preparou um resumo das performances de algumas dessas joias vascaínas que estão longe do futebol brasileiro. Confira abaixo.
Andrey Santos
Reconhecido como a maior promessa do Vasco nos últimos anos, Andrey Santos é o goleador do Strasbourg, clube que o Chelsea emprestou em fevereiro. Nesta temporada, que tem sido a melhor da sua carreira, ele já balançou as redes sete vezes, representando 25% dos 28 gols do seu time (veja todos os gols no vídeo acima).
No começo, Andrey enfrentou dificuldades devido à falta de oportunidades e passou um bom tempo no banco. Mas, logo, conseguiu espaço com Patrick Vieira e finalizou a temporada como titular. Ele foi emprestado novamente ao Strasbourg pelo Chelsea e, sob o comando do novo técnico Liam Rosenior, o meia se firmou de vez, jogando todas as 15 partidas em que esteve à disposição do treinador inglês.
Evander
Evander foi um verdadeiro maestro em campo, participando de 34 gols em 28 rodadas na MLS. Apesar de seu time, o Portland Timbers, não ter avançado para os playoffs, ele recebeu uma indicação ao prêmio de melhor jogador da temporada, competindo com astros como Messi e Luis Suárez (Inter Miami), Cucho Hernández (Columbus Crew) e Christian Benteke (DC United).
O meio-campista foi eleito para integrar a seleção do ano da MLS, sendo o único brasileiro entre os 11 escolhidos para o time dos sonhos.
Gabriel Pec
A estreia de Gabriel Pec nos Estados Unidos foi quase perfeita. O atacante conquistou o título da MLS e se destacou como um dos grandes nomes da competição. Ele disputou 41 partidas pelo LA Galaxy, anotando 21 gols e contribuindo com 19 assistências na temporada.
O ex-atleta do Vasco foi eleito a Contratação do Ano da MLS logo que chegou ao Los Angeles Galaxy no início do ano, superando até mesmo o renomado uruguaio Luis Suárez.
Gabriel Pec conquista a MLS com o LA Galaxy — Foto: GettyImages
Marlon Gomes
Após enfrentar uma lesão no início do ano no Pré-Olímpico com a seleção brasileira, Marlon Gomes passou por dificuldades para se adaptar ao futebol ucraniano no final da última temporada europeia. Ele entrou em campo apenas nove vezes, sendo quatro dessas como titular.
No segundo semestre, com o início da temporada 2024/2025, Marlon obteve mais chances e atuou em 14 das 23 partidas do Shakhtar até agora.
Marlon Gomes e Thomas Mueller em Shakhtar Donetsk x Bayern Munich — Foto: REUTERS/Leon Kuegeler
Eguinaldo
O atacante Eguinaldo, que também representa o Shakhtar e deixou o Vasco no ano passado, tem se mostrado um reserva ativo em sua segunda temporada na equipe ucraniana. Na primeira metade de 2024, ele saiu do banco em 12 oportunidades.
Nesta temporada até o momento, ele participou de 20 das 23 partidas do Shakhtar Donetsk, sendo sete delas como titular, com duas redes balançadas e duas assistências.
Douglas Luiz
O volante Douglas Luiz fez sua estreia no Vasco em 2016 e, um ano depois, foi vendido ao Grupo City. Em 2019, foi para o Aston Villa e se destacou na Inglaterra, conquistando a confiança da seleção brasileira.
Ele talvez seja a maior revelação do Vasco em solo europeu, mas, no momento, sua situação não é das melhores. Vendido para a Juventus por 28 milhões de euros (R$ 168 milhões) em junho, ele ainda não conseguiu se firmar na Itália, tendo realizado apenas 12 jogos até agora, sendo apenas dois como titular na equipe.
De acordo com a Gazzetta dello Sport, o meio-campista, atuando na Juventus desde junho, está na mira de Manchester City e Manchester United para a janela de transferências em janeiro de 2025.
Luan
Luan, que foi vendido pelo Vasco ao Palmeiras em 2017, transferiu-se para o Toluca, no México, em meados de 2024. O zagueiro se tornou um titular indiscutível do time desde sua chegada, já atuando em 22 partidas, com 21 delas como titular e um gol na conta.
Luan marca gol pelo Toluca, do México — Foto: Jonathan Mondragon/Jam Media/Getty Images
Erick Marcus
O atacante Erick Marcus, que deixou o Vasco no meio de 2024, está emprestado ao Ludogorets, da Bulgária, onde vem se destacando.
Ele já participou de 17 jogos no futebol búlgaro nesta temporada, sendo 11 como titular, marcando cinco gols e fornecendo três assistências até aqui.
Erick Marcus em ação na Europa League — Foto: Giuseppe Bellini/Getty Images
Fonte: ge
Escreva seu comentário