Diante das questões que Rafael Paiva precisa resolver, o ge destaca os principais desafios que o técnico terá antes desses três jogos essenciais.
Defensores centrais
João Victor estava suspenso tanto no Brasileirão quanto na Copa do Brasil, mas agora está livre de cartões e poderá atuar em ambas as competições. Contudo, na última rodada do Brasileirão, contra o Palmeiras, ele já estava apto para retornar ao time inicial, mas Paiva decidiu manter Léo e Maicon como dupla, que se saíram muito bem nos confrontos com Flamengo e Athletico.
Com os três prontos para jogar, Paiva terá que escolher quem será a dupla de zaga titular. Anteriormente, Maicon e João Victor foram responsáveis pela maior parte da defesa titular, mesmo Léo e Maicon tendo sido os mais utilizados ao longo da temporada de 2024.
Meio-campistas
Neste momento, é certo que a dupla de volantes do Vasco conta com Hugo Moura e mais um. Mas quem será esse outro volante? Com Jair e Paulinho fora de combate, os que estão na frente da disputa são Sforza e Mateus Carvalho.
Ambos têm alternado na posição nos últimos duelos. Na primeira partida da Copa do Brasil, Cocão começou como titular, mas foi substituído por Sforza, que teve uma boa apresentação. Contudo, o argentino não se destacou nas partidas recentes e pode dar espaço novamente ao brasileiro.
Mateus Carvalho, Mateus Cocão, Vasco x Atlético-MG — Foto: Leandro Amorim/Vasco
Payet ou Coutinho?
Payet não está em boa fase e se encontra em um dos seus piores momentos pelo Vasco, com apenas uma assistência nos últimos 15 jogos. A última partida em que se destacou foi contra o Vitória, no início do mês, quando fez o passe para o gol de João Victor.
Por outro lado, Coutinho vem vivendo um bom momento e pode receber a oportunidade de iniciar no time titular contra o Cruzeiro. Nos seis jogos que disputou desde seu retorno ao clube, o meia começou como titular apenas na partida contra o Atlético-GO, na ida das oitavas da Copa do Brasil, e diante do Grêmio, no Brasileirão.
Payet e Coutinho em treino do Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco
Quem será o ponta-direita?
A posição de ponta direita se tornou uma incerteza desde a lesão de Adson. Diversos nomes já foram experimentados na função, mas nenhum se consolidou. Rayan, Emerson Rodríguez, Jean David e Maxime Dominguez estão na briga pela vaga.
Nos últimos treinos, Maxime Dominguez tem se destacado e deve ter mais chances nas próximas partidas, atuando tanto pelo meio quanto pela ponta. Emerson Rodríguez também teve boas entradas nos últimos duelos e foi testado como titular na semana do Vasco.
Emerson Rodríguez em ação no treino do Vasco — Foto: Matheus Lima / CRVG
Poupar ou não?
Quando questionado se o Vasco vai priorizar a Copa do Brasil ou o Brasileirão, Rafael Paiva afirmou que o clube não pode decidir qual competição vai colocar mais ênfase. No entanto, a resposta em campo só será clara quando a escalação para o confronto contra o Cruzeiro for anunciada.
Alguns jogadores que estão mais desgastados podem ter a chance de descansar, mas é improvável que isso ocorra. O Vasco teve uma semana cheia de treinos e deve entrar em campo com força total contra o Cruzeiro no domingo.
Fonte: ge
Escreva seu comentário