Em 28 de setembro de 1924, foi registrada uma rara e possivelmente única fotografia de José Augusto Prestes na presidência do Vasco, presente em um jogo amistoso dos campeões de 1924 contra o Palestra Itália, no Campo do Andarahy A.C.
Para Prestes, o ano de 1924 representou não apenas conquistas que alteraram o cenário do futebol brasileiro, mas também uma perda irreparável.
Após assinar a “Resposta Histórica” – Ofício 261 de 7 de abril de 1924, que libertou o Vasco da opressão e exclusão dos clubes da elite aristocrática carioca, ele enfrentou a tristeza de perder, no mesmo mês, seu único filho homem, José Diogo Prestes, que era a razão pela qual ele se envolvera com o Vasco, em homenagem ao seu filho vascaíno.
Mesmo com esse doloroso episódio, e após breve afastamento da presidência, ele superou o luto e levou o Vasco à conquista invicta do bicampeonato carioca de futebol pela LMTD, em um feito glorioso para o clube.
Agradecimentos especiais ao Prof. Jorge Medeiros @1jorgemedeiros, pela colaboração e por disponibilizar a valiosa imagem que foi digitalmente restaurada.
📸 Ilustração Moderna / Acervo BN Digital
#MemoVas
#Vasco
#CRVG
Fonte: Instagram Memória Vascaína