Os torcedores até podem ficar preocupados ou desconfiados, após um resultado negativo, sobre a capacidade do Vasco de se livrar da situação complicada que enfrenta no Campeonato Brasileiro. No entanto, há uma pessoa no clube que já provou, mais de uma vez, que acredita na recuperação.
O progresso do Vasco como equipe não se deve apenas aos ensinamentos de Ramón Díaz e sua comissão técnica. O treinador argentino contamina o elenco e a torcida com seu otimismo.
– Há 11 rodadas, o Vasco estava na zona de rebaixamento. Agora, está competindo contra os melhores times do Brasil – ressaltou o treinador após o empate com o São Paulo, no último sábado.
A declaração em tom de promessa após o empate com o Bahia, no dia 3 de setembro, é outro exemplo da confiança que Ramón tem no Vasco. “Não vai ser rebaixado” se tornou um lema dos torcedores vascaínos no Brasileirão. Antes e depois daquela partida, o comandante deu declarações otimistas e profetizou uma melhora no desempenho do time. E o treinador continua buscando isso.
O ge listou oito ocasiões em que Ramón Díaz assegurou que o Vasco não vai deixar de lutar:
Vasco 0x2 Athletico – 23/07
– Vejo um futuro promissor. Se a equipe continuar jogando dessa forma, com muito mais trabalho, corrigindo alguns erros, o resultado virá.
E os resultados vieram. Após a partida contra o Athletico, o Vasco acumulou cinco vitórias, três derrotas e três empates – aproveitamento de 54,5%.
Bragantino 1×1 Vasco – 14/08
– Ainda falta muito trabalho, mas acho que o espírito é esse. Não nos daremos por vencidos em nenhum momento.
Palmeiras 1×0 Vasco – 27/08
– Estivemos muito bem taticamente. No futuro, continuaremos jogando assim. Vamos crescer.
E cresceu. Após esse jogo, o Vasco teve uma sequência com um empate e três vitórias.
Bahia 1×1 Vasco – 03/09
– Mensagem para todos e para a torcida do Vasco: o Vasco não vai cair, vamos lutar. Façam o que fizerem, o Vasco não cairá.
O Vasco chegou a sair da zona de rebaixamento, mas voltou e continua no Z-4 ao fim desta rodada, já que o Santos venceu o Palmeiras e ultrapassou a equipe de Ramón Díaz.
Vasco 5×1 Coritiba – 21/09
– Vasco não é um clube pequeno. É um clube grande, um time grande. Tem muita história. Portanto, precisamos defendê-la.
América-MG 0x1 Vasco – 25/09
– Saímos da zona perigosa. Existem coisas que eu não gostei no jogo, não fomos a equipe que costumávamos ser. Hoje houve muita pressão, mas o Vasco precisa jogar melhor. E vai jogar.
Contra o América-MG, o Vasco obteve três vitórias consecutivas pela primeira vez no campeonato. No entanto, o técnico não ficou satisfeito com o que viu. Ramón não é do tipo que se acomoda.
Santos 4×1 Vasco – 01/10
– Estou orgulhoso do time, de tudo que estamos fazendo, porque nos últimos quatro jogos vencemos três e perdemos um. E nunca dissemos que ganharíamos todos os jogos. É uma luta até o final. Vamos continuar lutando.
Não se trata apenas de vencer, mas de não desistir. E o Vasco de Ramón mostrou ser incansável mais de uma vez.
Vasco 0x0 São Paulo – 07/10
– Uma mensagem para os torcedores: há 11 rodadas, o Vasco estava na zona de rebaixamento. Agora, está competindo contra os melhores times do Brasil. Queríamos vencer, como todos os torcedores, mas isso não acabou. Ainda faltam muitas rodadas.
O Vasco não jogou bem contra o São Paulo, no último sábado. No entanto, com Ramón, podemos esperar uma postura diferente daqui para frente. O técnico alimenta a esperança do torcedor por dias melhores, começando pelo próximo compromisso contra o Fortaleza, no dia 18 de outubro, em São Januário.
Fonte: ge