Após dois dias de descanso, a equipe do Vasco se apresenta novamente visando o clássico contra o Fluminense, no dia 16, no estádio Nilton Santos. Esse jogo pode marcar a primeira partida de Payet como titular do time. O jogador francês segue um programa especial e treinou durante a folga dos colegas. Tudo isso para se recuperar o mais rápido possível e estar em ótima forma física.
Como ainda faltam nove dias para o clássico, é provável que Payet consiga jogar mais de um tempo, assim como aconteceu na estreia contra o Bahia, quando teve uma boa atuação. Sendo assim, surge a pergunta: quem deixará o time para a entrada do francês? O Lance! analisou diversas possibilidades. Vale lembrar que Medel está suspenso e não poderá jogar contra o Fluminense.
No esquema atual
Desde a vitória contra o Grêmio, o técnico Ramon Díaz escalou o Vasco no esquema 4-1-4-1. Nessa formação, Payet poderia entrar no lugar de Praxedes. Dessa forma, os pontas seriam mantidos e Payet atuaria como meia ao lado de Paulinho. A equipe se tornaria mais ofensiva e ganharia qualidade, mas perderia em marcação no meio-campo.
Ao lado de Praxedes
Nessa situação, Ramon Díaz poderia escalar o Vasco no esquema 4-3-2-1, com Praxedes ao lado de Payet, na frente do trio de volantes formado por Zé Gabriel, Paulinho e Marlon Gomes. O time manteria sua pegada, ganharia qualidade técnica, mas perderia velocidade.
Como na estreia
Payet entrou no intervalo do jogo contra o Bahia. Naquela ocasião, Ramon Díaz também colocou Marlon Gomes e Sebastian Ferreira. O time passou a jogar no esquema 4-3-1-2, com Payet atuando centralizado, mas com liberdade para se movimentar e servir os dois atacantes. Sem a bola, a marcação ficou a cargo de Sebastian Ferreira. Essa é uma opção mais equilibrada para o time com a presença do francês.
Aberto pela esquerda
Para aproveitar Paulinho, Praxedes e Gabriel Pec, titulares nos últimos jogos, e também Payet, Ramon Díaz pode escalar o time no esquema 4-2-3-1, com o francês atuando pela ala esquerda, na linha dos meias. Na última temporada no Olympique de Marseille, Payet jogou nessa posição. A equipe se tornaria extremamente ofensiva, mas a recomposição defensiva seria comprometida.
Fonte: Lance!