O Vasco da Gama voltou a vencer no Brasileirão no placar de 1×0 contra o Grêmio, resultado que o tirou da última colocação. Além do resultado em si, o desempenho do Gigante recebeu elogios, com uma melhora principalmente na área de criatividade.
Se não fosse Gabriel Grando, goleiro do Grêmio, o Cruzmaltino poderia ter vencido por mais gols. Além disso, o Gigante foi muito combatente na vitória sobre o Grêmio, com recuperações constantes de posse de bola, totalizando 62 durante os 90 minutos.
O Cruzmaltino foi o líder na estatística na 18ª rodada do campeonato, de acordo com a informação do jornalista Eugênio Leal, do canal ESPN. Grande parte desse combate se deve ao esforçado Gary Medel, que mesmo veterano tem demonstrado muita energia no Vasco.
Um dos reforços para o segundo semestre, o chileno lidera as recuperações de bola no Vasco desde que chegou, com 23, além de outras estatísticas, como ações defensivas (20), passes certos (157), lançamentos certos (nove) e disputas aéreas vencidas (nove).
Meio-campista de origem, Medel também joga como zagueiro, assim como acontece quando defende a Seleção Chilena, o que se repetiu no Gigante diante do Grêmio, formando um trio com Léo e Robson. O desempenho do veterano agradou e ele pode continuar sendo utilizado na posição.