O projeto de recuperação do Vasco, com a SAF, inclui investimentos em estrutura e contratações, além de focar na valorização da marca. Enquanto o time ainda busca melhorar seus resultados dentro de campo, o ano de 2023 tem sido positivo no âmbito comercial.
Sob nova administração, o Cruz-Maltino passou a ser mais atraente para o mercado e tem conseguido aproveitar as oportunidades de geração de receita. Essas mudanças são impulsionadas por fatores que já existiam e estão em alta: o envolvimento da torcida e as ações sociais.
Uniforme de R$ 60 milhões
Atualmente, o Vasco possui seis patrocinadores em seu uniforme. O contrato mais recente foi fechado com a Intermac, uma seguradora que expõe sua marca abaixo de um dos ombros, na parte frontal da camisa. A lista já contava com Kappa (fornecimento de material esportivo), Pixbet (patrocinador máster), Banco Bmg (nas costas), Mercado Bitcoin (nas mangas) e Vrauu Energy Drink (na barra traseira da camisa).
Todos esses contratos, somados, rendem ao clube um valor anual próximo a R$ 60 milhões. Essa informação foi divulgada pela Máquina do Esporte e confirmada pelo Lance! Biz.
– O Vasco sempre foi pioneiro em ações sociais no futebol brasileiro. Nesta temporada, conseguimos transformar o movimento das Camisas Negras em nosso terceiro uniforme. Desde que a SAF assumiu, essa camisa tem sido a mais vendida, com dois lotes esgotados ainda na pré-venda. Com os patrocínios atuais, o clube possui uma das camisas mais valorizadas de sua história, estabelecendo parcerias importantes no mercado para tornar 2023 o melhor ano comercial da história do clube – afirmou Caetano Marcelino, Chief Revenue Officer do Vasco SAF, ao Lance!.
– O objetivo da SAF é profissionalizar a gestão, melhorar os processos e organizar o clube em todos os aspectos. O selo da SAF tende a fazer com que as empresas enxerguem o clube de forma diferente, ou seja, como uma oportunidade de investimento mais promissora – disse Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.
Envolvimento da torcida
O trabalho de reaproximação com a torcida é uma das prioridades do Vasco fora de campo. E os resultados têm sido visíveis, mesmo em meio à fase ruim no Brasileirão. Nas redes sociais, a torcida vascaína tem mostrado presença e engajamento nas campanhas pela liberação de São Januário e pela contratação de Payet, por exemplo.
– O torcedor deve sempre ser o centro de tudo, pois quanto mais o conhecemos, maior é a conexão que pode ser criada em qualquer frente. Ao longo de uma temporada, o clube passa por várias situações, e é extremamente importante fazer uma análise precisa e transformar essa verdadeira conexão em receita. Ouvir o nosso maior ativo, que é o torcedor, pode trazer benefícios inimagináveis – afirmou Renê Salviano, CEO da Heatmap, uma agência especializada em marketing e patrocínio.
Outro bom exemplo de sucesso comercial vem do lançamento da coleção “Camisas Negras”. Lançada em setembro e esgotada no site oficial do clube, essa camisa simboliza a luta histórica do Vasco contra o racismo, que ocorre há mais de 100 anos e ainda é valorizada pela SAF.
– Uma das principais responsabilidades de uma instituição é retribuir a transformação social que o torcedor proporcionou ao longo de décadas. Ao fazer isso de maneira genuína, indiretamente criamos conexões tanto com a torcida como com marcas que desejam esse posicionamento. Temos visto um aumento exponencial no número de pessoas e empresas que desejam estar próximas de instituições que realmente tratam do tema ESG – explicou Renê Salviano.
Fonte: Lance!