O ano de 2023 marca a primeira temporada em que a 777 Partners assume o comando da SAF do Vasco. Embora haja um consenso de que seria difícil alcançar conquistas significativas neste momento, ao mesmo tempo, algumas decisões têm frustrado os torcedores. O ano já está praticamente perdido, com a eliminação precoce na Copa do Brasil e a péssima colocação no Brasileirão.
Uma das falhas mais evidentes na montagem do elenco foi a ausência de um jogador camisa 10, um criador de jogadas. No final do Campeonato Carioca, Nenê deixou o Vasco e passou a jogar na Série B pelo Juventude. O clube gaúcho ocupa a 5ª posição na competição, e o jogador é o líder em participações em gols (seis gols e quatro assistências).
Mesmo considerando que Nenê já estava com 41 anos – ele completou 42 em julho -, a falta de um camisa 10 foi sentida. Antes do início do Campeonato Brasileiro, o então treinador Maurício Barbieri falou, em entrevista, sobre a necessidade de adaptação e como a diretoria tentou contratar alguém com esse perfil:
– Acredito que o Paulo e o Luiz já falaram sobre isso. Estamos buscando desde dezembro. A intenção era ter conseguido, mas por diversos motivos não conseguimos. O Alex pode desempenhar essa função como meio-atacante e não como meio-armador. Ele tem ocupado esse espaço. O Marlon também pode desempenhar essa função, e temos tentado encontrar soluções. Estamos procurando, mas não será nesta janela de transferências.
A chegada de um jogador de impacto
O Cruzmaltino tentou diversos jogadores nas duas primeiras janelas de transferências, mas sem sucesso. No final de julho, o Vasco contratou Bruno Praxedes, um jogador com características de camisa 10. Até agora, o ex-jogador do Bragantino atuou em dois jogos, contra Corinthians e Grêmio, e teve bons momentos em ambos. No entanto, a chegada de Dimitri Payet acontece para acabar com as dúvidas da torcida vascaína.
– Acredito que o Paulo e o Luiz já falaram sobre isso. Estamos buscando desde dezembro. A intenção era ter conseguido, mas por diversos motivos não conseguimos. O Alex pode desempenhar essa função como meio-atacante e não como meio-armador. Ele tem ocupado esse espaço. O Marlon também pode desempenhar essa função, e temos tentado encontrar soluções. Estamos procurando, mas não será nesta janela de transferências.
De acordo com a plataforma ‘SofaScore’, nas últimas cinco temporadas pelo Olympique de Marselha, Payet realizou 480 passes decisivos em 179 jogos, com uma média de 2,6 passes decisivos por jogo, e criou 66 grandes oportunidades de gol. Além disso, na mesma contagem, marcou 48 gols e deu 38 assistências, totalizando 86 participações em gol – uma média de quase 0,5 por jogo. Trata-se de um jogador habilidoso que chega para elevar o nível do Vasco.
Além de sua capacidade como criador de jogadas e a possibilidade de atuar como ponta esquerda, Payet possui uma carreira marcada por belos gols. Inclusive, jogando pela seleção francesa, durante a campanha que levou ao vice-campeonato da Euro 2016. O francês também é um ótimo cobrador de faltas.
A torcida está animada
A empolgação da torcida foi visível na chegada de Payet ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. “Estou realmente feliz por ter chegado aqui, por ver toda a paixão da torcida e mal posso esperar para começar a jogar futebol”, disse o novo meio-campista. Estima-se que cerca de 5 mil pessoas estiveram presentes para recebê-lo.
O Vasco, definitivamente, contratou um jogador de renome internacional. No entanto, é preciso ficar atento: Payet teve uma temporada abaixo de sua média na Europa. A tendência é que ele prove seu valor, que é muito superior à média do futebol brasileiro, mas o jogador precisará mostrar isso dentro de campo. Existem muitas variáveis. Apesar de ter 36 anos, ele tem um histórico recente de lesões baixo.
De qualquer forma, agora resta aos torcedores do Vasco comemorar e ter noites de sono mais tranquilas. Payet chega em um momento em que a equipe de Ramón Díaz está apresentando uma melhora gradual, mas constante. O Cruzmaltino está a 5 pontos do Bahia, o primeiro time fora da zona de rebaixamento, faltando 20 partidas para o fim do Brasileirão (apesar do término do primeiro turno, o jogo adiado contra o América-MG ainda não tem data marcada).
Payet será apresentado para a torcida
A diretoria do Vasco está planejando a apresentação de Payet para a torcida no jogo contra o Atlético-MG, que será realizado no próximo domingo (20), às 11h, no Maracanã. Os últimos quatro jogos em casa foram realizados sem a presença dos torcedores; portanto, será o reencontro da torcida vascaína com o time.
Fonte: Esportes News Mundo
Escreva seu comentário