Esse desempenho sólido fez o Gigante da Colina se distanciar da temida zona de rebaixamento. Com isso, o objetivo se transformou em garantir uma vaga na Copa Libertadores da América. Atualmente, o Vasco ocupa a nona posição no segundo turno do Brasileirão, com 12 pontos conquistados.
Na classificação geral, entretanto, o clube de São Januário figura em 10º lugar, acumulando 35 pontos, além de ter um jogo a menos. A jornada rumo à tão esperada vaga na competição continental ainda é desafiadora, mas está ao alcance, caso a equipe faça sua parte em campo.
A Agência RTI Esporte realizou um levantamento sobre a média de pontos dos times que conseguiram chegar à fase de Pré-Libertadores nos últimos anos. Essas equipes frequentemente alcançaram entre 57 e 58 pontos, assegurando assim um lugar no G-8. O aproveitamento necessário para atingir essa marca gira em torno de 50%.
Atualmente, o rendimento do Vasco é de 44,8% (35 pontos de 78 possíveis). Se considerarmos apenas o segundo turno, esse percentual seria de 50% (na margem de classificação mencionada). Assim, o Gigante da Colina precisa elevar o seu desempenho nesta reta final do Campeonato Brasileiro.
Para alcançar os 57 pontos, por exemplo, o Vasco precisa conquistar mais 22 pontos até o término da competição. Com 12 jogos pela frente, a equipe só poderá perder, no máximo, quatro partidas se quiser manter vivo o sonho da Libertadores.
É importante destacar que o Vasco ainda está na briga pela Copa do Brasil, onde pode conquistar uma vaga na competição sul-americana. A equipe carioca enfrenta o Atlético-MG na semifinal e decidirá a vaga na decisão em São Januário.
Fonte: RTI Esporte