E tem um dado intrigante sobre o Gigante da Colina: desde 2016, o Vasco não começa e termina uma temporada com o mesmo treinador. Naquele ano, Jorginho, que havia pegado o time em setembro de 2015, ficou até o final de 2016, conquistando o Campeonato Carioca e assegurando o retorno à primeira divisão do futebol brasileiro.
Em 2017, sob a gestão de Eurico Miranda, o Vasco deu início ao ano com Cristóvão Borges, que não conseguiu resistir nem ao Campeonato Carioca. Milton Mendes assumiu logo após, mas também não durou muito devido aos resultados negativos no Brasileirão. A temporada terminou com Zé Ricardo, que conseguiu levar a equipe à Libertadores.
Vale lembrar que na última vez que participou da competição internacional, o Vasco teve três técnicos: Zé Ricardo, Jorginho e Alberto Valentim. O time escapou do rebaixamento na última rodada do Brasileirão ao empatar sem gols com o Ceará, no Castelão.
Dê uma olhada nos técnicos que lideraram o Vasco no começo, meio e fim de cada temporada entre 2019 e 2024. Considerando efetivos e interinos, o clube teve em média três treinadores por ano. Luxemburgo e Zé Ricardo tiveram duas passagens, enquanto Jorginho teve a missão de dirigir a equipe em três oportunidades. Por outro lado, Rafael Paiva foi o único treinador efetivado vindo diretamente das categorias de base ou da comissão técnica.
Confira os técnicos do Vasco entre 2019 e a temporada atual
2019 – Alberto Valentim, Marcos Valadares e Luxemburgo
2020 – Abel Braga, Ramón Menezes e Ricardo Sá Pinto
2021 – Luxemburgo, Marcelo Cabo, Lisca, Fernando Diniz e Fábio Cortez
2022 – Zé Ricardo, Emílio Faro, Maurício Souza e Jorginho
2023 – Maurício Barbieri, William Batista e Ramón Díaz
2024 – Ramón Díaz, Álvaro Pacheco, Rafael Paiva e Felipe Loureiro
Técnicos do Vasco em 2024 – Fotos: Leandro Amorim/Vasco
Fonte: Jogada 10