No último domingo (23), o Vasco perdeu por 2 a 0 para o Athletico-PR, em São Januário, e passou a ocupar a lanterna isolada do Campeonato Brasileiro.
O Cruzmaltino tem apenas 9 pontos em 15 jogos feitos na Série A até agora, o que lhe coloca em uma situação terrível, já que o retrospecto para quem viveu essa mesma situação é péssimo.
De acordo com levantamento da ESPN analisando a era dos pontos corridos com 20 clubes (2006 em diante), até hoje só 9 lanternas fizeram menos de 10 pontos em 15 jogos realizados no Brasileirão.
Destes 9, quase todos tiveram destinos terríveis, já que 8 foram rebaixados para a Série B ao final da competição. Ou seja, 89% do total.
O único clube que viveu essa condição e conseguiu se salvar foi o Ceará, em 2018, com a grande campanha de recuperação comandada pelo técnico Lisca.
Os números, aliás, jogam realmente forte contra o Vasco.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que tradicionalmente analisa os cenários do Brasileirão, o Cruzmaltino tem 78,9% de chance de rebaixamento.
No momento, a distância para sair do Z-4 é de 6 pontos, já que o Goiás, que está em 16º e é o primeiro fora da degola, possui 15 pontos.
Fonte: ESPN