Nesta sexta-feira, o Everton confirmou que a Premier League o penalizou tirando dez pontos na tabela do Campeonato Inglês. O motivo foi a violação das normas do fair play financeiro da liga, relacionadas à lucratividade e sustentabilidade do clube, recém-adquirido pela 777 Partners, proprietária da Vasco SAF.
Com a sanção, a mais severa já imposta na história da Premier League, o Everton desceu para a penúltima posição do torneio, somando quatro pontos. Confira a classificação do campeonato.
O time de Liverpool já reagiu à punição e criticou a comissão independente da Premier League pela decisão “desproporcional e injusta” (leia abaixo a declaração oficial do Everton sobre o assunto).
“O Everton Football Club está surpreso e decepcionado com a decisão da Comissão da Premier League. O Clube considera que a Comissão impôs uma penalização esportiva totalmente desproporcional e injusta. O Clube já comunicou sua intenção de recorrer da decisão à Premier League. O processo de apelação começará agora e o caso do Clube será escutado por um conselho de Apelação nomeado de acordo com as regras da Premier League no tempo adequado. O Everton afirma ter sido franco e transparente nas informações prestadas à Premier League e sempre respeitou a integridade do processo. O Clube não concorda com a conclusão de que não agiu de boa-fé e não entende que tenha sido uma alegação feita pela Premier League durante o curso do processo. Nem a dureza nem a severidade da punição imposta pela Comissão são um reflexo justo nem razoável das provas apresentadas. O Clube também estará atento às decisões tomadas em quaisquer outros casos relacionados às Regras de Lucro e Sustentabilidade da Premier League”.
Normas de lucratividade e sustentabilidade
Todos os times da Premier League são avaliados anualmente quanto ao cumprimento das normas de lucratividade e sustentabilidade do torneio.
As regras estabelecem que os clubes podem ter um prejuízo máximo de 105 milhões de libras (R$ 634 milhões) em três anos, contudo, o Everton teve perdas de 370 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões) entre 2018 e 2021.
Antes do Everton, somente duas equipes haviam sido penalizadas com subtração de pontos na Premier League. O Middlesbrough perdeu três pontos por não ter jogado contra o Blackburn na temporada 1996/1997, enquanto o Portsmouth perdeu nove pontos em 2010, após entrar em concordata. Ambos os times acabaram rebaixados ao final das respectivas temporadas.
Fonte: ge