Fonte: Youtube AV Mais
Vasco vê possibilidades aumentarem para a vaga na Libertadores com o G-6 virando G-9; confira as possibilidades
O elenco do Vasco se une nesta reta final do Brasileirão em busca de uma vaga na Libertadores do próximo ano. As chances de figurar entre os seis primeiros não são expetacularmente altas, mas a transformação do G-6 em G-9 pode colocar o time na corrida para retornar à maior competição do continente em 2025.
Para que o G-6 se transforme em G-9, é necessário:
- O Botafogo, que lidera o Brasileirão e já tem garantida a sua presença no G-6, conquistar a Libertadores;
- O Flamengo, quarto colocado no Brasileiro, ser o campeão da Copa do Brasil;
- E o Cruzeiro, que atualmente está em oitavo, conquistar a Sul-Americana.
Essas circunstâncias abrirão mais três vagas para a Libertadores do próximo ano, baseando-se na classificação do Campeonato Brasileiro.
Outro time que pode influenciar nessa matemática é o Atlético-MG, que está disputando as finais da Copa do Brasil e da Libertadores, e figura na décima posição do Brasileirão, com um jogo a menos. Se o Galo vencer uma dessas competições e avançar na tabela do Brasileiro, posicionando-se entre os oito primeiros, o G-9 se manterá com Botafogo ou Flamengo levando o outro título, enquanto o Cruzeiro vence a Sul-Americana.
Se o Atlético conquistar ambos os troféus e o Cruzeiro vencer a competição continental, o G-6 do Brasileiro se tornaria G-8, desde que os times mineiros terminem entre os sete melhores.
Rafael Paiva é o responsável por manter a esperança do Vasco acesa. Quando ele tomou as rédeas do time, o clube estava na 17ª posição, lutando contra o rebaixamento. Neste momento, ocupa a nona colocação, com 43 pontos e chances concretas de assegurar uma vaga na Pré-Libertadores do próximo ano.
O Inter, que terminou em nono no ano passado, fechou o Brasileirão com 55 pontos. Para alcançar essa marca, o Vasco precisa conquistar quatro vitórias nos sete jogos restantes. Se conseguir também um empate, o time chegaria a 56 pontos, a mesma quantidade dos 7º e 8º colocados em 2023.
A trajetória do Vasco até o final do Brasileiro:
- Botafogo x Vasco – 05/11
- Fortaleza x Vasco – 09/11
- Vasco x Internacional – 20/11*
- Corinthians x Vasco – 24/11*
- Vasco x Atlético-GO – 01/12*
- Vasco x Atlético-MG – 04/12*
- Cuiabá x Vasco – 08/12*
* Data ainda precisa ser confirmada pela CBF
Fonte: ge