A estratégia é proporcionar aos clubes tradicionais um tempo maior para a pré-temporada. Nas primeiras partidas, as equipes serão forçadas a utilizar jogadores da base para enfrentar os times menores, mesmo com o Estadual começando antes do esperado. A grande final está programada para o dia 26 de março, apenas três dias antes do início do Brasileirão.
“A Federação será aliada dos clubes nas rodadas iniciais. Portanto, não haverá a obrigatoriedade de escalar necessariamente os jogadores titulares, considerando o tempo de férias. Não existe um encaixe ideal nesse momento. Porém, os clássicos ficarão para a segunda parte do Estadual, permitindo pelo menos um período de pré-temporada para que possamos condicionar os atletas de maneira mais apropriada”, destacou Marcelo Sant’Ana, diretor de futebol do Vasco.
Para complicar ainda mais o já apertado calendário, além dos clássicos, os clubes cariocas terão outros desafios enquanto o Estadual já estiver em andamento. A Copa do Brasil tem início programado para o dia 19 de fevereiro, enquanto a Sul-Americana (onde o Vasco pode estar presente) começa em 5 de março. E tem mais: o Flamengo, que conquistou a Copa do Brasil, disputará a Supercopa Nacional em 2 de fevereiro, em Belém do Pará. Se o Botafogo se consagrar campeão brasileiro, esse duelo será um Clássico da Rivalidade e poderá trazer ainda mais dores de cabeça para os organizadores do Carioca.
Fonte: Super Rádio Tupi