Uma vitória no Clássico da Amizade pode mudar tudo no futebol. O Vasco venceu o Botafogo por 1 a 0, contrariando as expectativas. De acordo com a Bola de Cristal do Brasileirão, parceria entre GLOBO e UFMG, o cruz-maltino tem 36,1% de chance de evitar o rebaixamento, enquanto o líder do campeonato viu sua probabilidade de título cair para 35,2%.
Os times vivem momentos opostos no Brasileirão: com 47 pontos, o Botafogo liderava com folga e o Vasco lutava contra o rebaixamento, somando apenas 16 pontos no primeiro turno. O Botafogo tinha 91,3% de chance de título, enquanto o Vasco enfrentava um risco de rebaixamento de 66,7%.
Mudanças nos comandos técnicos impactaram as equipes cariocas. O interino Claudio Caçapa segurou a vantagem do Botafogo, mas Bruno Lage teve uma sequência ruim. Já no Vasco, a chegada de Ramón Diáz e os reforços da janela de transferências fizeram o time dar a volta por cima. Hoje, o Vasco tem a quinta melhor campanha do returno, com 53,9% de aproveitamento. Enquanto o Botafogo somou apenas 12 pontos no mesmo período.
Fonte: O Globo