No último duelo em 2022, com triunfo do Cuiabá sobre o Red Bull Bragantino, o Brasileirão de jovens masculino está na agenda da CBF para retornar às disputas ainda este ano. As equipes das Séries A e B foram informadas pela entidade e, até agora, pelo menos 14 confirmaram presença na competição.
A CBF espera uma resposta formal dos clubes ao longo desta semana para dar início à competição. O torneio está programado para acontecer entre setembro e novembro, com a participação de 16 equipes – até o momento, 14 demonstraram interesse – sem definição da fórmula de disputa. O diferencial é que jogadores das categorias sub-17 até sub-23 poderão participar.
No ano passado, uma liga independente de aspirantes manifestou interesse em organizar a competição – ou seja, sem a participação da CBF, porém a proposta não seguiu adiante sem o apoio e o aval da entidade e das federações de futebol pelo país.
A CBF está disposta a subsidiar a competição de acordo com as outras competições de base, fornecendo 25 passagens e hospedagens por partida – em casos de distâncias superiores a 800 km, as passagens serão de avião.
Na elite, os seguintes clubes confirmaram presença na competição:
Athletico
Bahia
Cuiabá
Criciúma
Fluminense
Fortaleza
Internacional
Juventude
Red Bull Bragantino
Vasco
Na Série B, os clubes confirmados são:
Avaí
Ceará
Coritiba
Sport
O Brasileirão de Aspirantes teve formatos e número de participantes variados entre 2017 e 2022. Abaixo, confira os campeões e vices:
2017: Internacional (Santos)
2018: São Paulo (Internacional)
2019: Internacional (Grêmio)
2020: Ceará (Vila Nova-GO)
2021: Grêmio (Ceará)
2022: Cuiabá (Red Bull Bragantino)
Fonte: ge