Os campeonatos estaduais também deverão começar mais cedo, com a bola rolando a partir da primeira semana de janeiro. As ideias da proposta da CBF foram apresentadas aos clubes, mas o calendário ainda não foi oficialmente divulgado. As mudanças foram inicialmente divulgadas pelo portal UOL e confirmadas pelo ge.
Ao adiantar o início do Campeonato Brasileiro em um mês (de abril para março), a CBF possibilita uma pausa na competição durante o Mundial, que ocorrerá de 15 de junho a 13 de julho e contará com quatro representantes brasileiros: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o campeão da Libertadores de 2024 – que pode ser o Atlético-MG ou o Botafogo.
Nesse período de pausa, os outros clubes poderão aproveitar para fazer uma inter-temporada, realizar excursões ou até mesmo conceder férias aos seus jogadores. A CBF acredita que isso contribuirá para fortalecer a imagem internacional das equipes.
Caso o Campeonato Brasileiro não fosse interrompido durante o Mundial de Clubes, as quatro equipes que participariam do torneio da FIFA nos EUA teriam que “compensar” os jogos pendentes durante as janelas internacionais (as Datas FIFA) e, inevitavelmente, estariam desfalcadas dos jogadores convocados por suas seleções para as rodadas do Campeonato Brasileiro.
Com essa mudança, os estaduais, que normalmente tomam três meses do ano (de meados de janeiro a meados de abril), devem começar e encerrar mais cedo – antes da Data FIFA de março. O número de datas nos principais estaduais deve permanecer em 16, mas esses torneios ocuparão menos espaço no calendário.
As alterações para 2025 visam preservar as Datas FIFA sem confrontos do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil. A intenção é evitar o que aconteceu em 2024, onde várias rodadas do principal torneio nacional de clubes ocorreram durante a Copa América realizada nos EUA.
Fonte: ge