Após um começo de returno promissor e superação em relação a um início complicado de Brasileirão, o Vasco se firmou na parte de cima da classificação há onze rodadas. Desde a vigésima terceira partida, o sonho do Gigante da Colina em conquistar uma vaga na Libertadores se tornou ainda mais forte. As chances, que já eram boas, aumentaram com a conquista da Copa do Brasil pelo Flamengo. Logo, tudo indica que, no mínimo, sete clubes brasileiros estarão na próxima edição deste torneio.
Com o Vasco estabilizado e com boas perspectivas, mesmo no cenário menos favorável de ir para a Copa Sul-Americana, Carlos Germano mostra otimismo em relação ao seu segundo objetivo. No entanto, quando se fala em Libertadores, o ex-goleiro lança um cenário para a classificação, mas acredita na consagração.
– Faltando cinco partidas, o Vasco possui todas as condições para ir à Sul-Americana. Mas, se conseguirmos emplacar uma boa sequência de três vitórias, podemos alçar voos mais altos e mirar a Libertadores da América – concluiu o ídolo vascaíno ao ge.globo.
A condição mencionada por Carlos Germano, sobre a chance de classificação à Libertadores, já foi aplicada pelo próprio Vasco no final do primeiro turno. Naquela fase, os jogadores sob o comando de Rafael Paiva venceram em sequência Fortaleza (C), Internacional (F), Corinthians (C) e Atlético-GO (F). Após essa arrancada de quatro triunfos seguidos, as preocupações com o rebaixamento ficaram em segundo plano, dando lugar ao sonho de retornar aos torneios internacionais.
– O Vasco iniciou o segundo turno de forma excepcional, com vitórias fundamentais, conseguindo se colocar bem durante o torneio, apesar do início complicado. Muitos acreditavam que a equipe voltaria a lutar contra o rebaixamento, mas o time reagiu e se firmou no topo da tabela – disse Carlos Germano ao ge.globo.
Jogos restantes do Brasileirão
- Internacional (casa)
- Corinthians (fora)
- Atlético-GO (casa)
- Atlético-MG (casa)
- Cuiabá (fora)
Cenários para a volta à Libertadores
Neste fim de semana, Racing e Cruzeiro disputam o título da Copa Sul-Americana. Dependendo do resultado dessa final, e também das últimas cinco rodadas do Brasileirão, pode surgir mais uma oportunidade para a classificação à Libertadores. Além disso, outra disputa se avizinha entre Botafogo e Atlético-MG. Caso o Alvinegro conquiste o título, outra vaga na competição estará configurada, uma vez que o time carioca comanda a Série A.
De acordo com estimativas da UFMG, o Vasco possui apenas 8,3% de chances de alcançar a sétima posição e se classificar para a Libertadores. Essa mesma fonte também avalia a probabilidade de pontos necessários para a competição. Assim, com base nas palavras do ídolo Carlos Germano, quais seriam as chances do Gigante da Colina caso vença três jogos?
Atualmente, o Gigante da Colina soma 43 pontos. Considerando somente os pontos das vitórias, sem contar empates, a previsão para entrar no G-7, segundo a métrica da UFMG, seria:
- Três vitórias em cinco jogos: 52 pontos (35,9% de probabilidade)
- Quatro vitórias em cinco jogos: 55 pontos (92,5% de probabilidade)
Após cerca de duas semanas sem ações devido à Data Fifa, o Vasco retorna aos gramados na próxima quinta-feira, enfrentando o Internacional, pela 34ª rodada do Brasileirão. A bola rola às 20h (de Brasília), em São Januário.
Fonte: ge