Títulos de artilharia, quebra de recordes e comemorações fazendo o sinal “L” em todo o Brasil e América do Sul. Desde que saiu do Vasco em dezembro de 2021 para se juntar ao Fluminense no ano seguinte, Germán Cano se tornou um dos nomes mais importantes do futebol sul-americano e tem recebido destaque nos jornais ao redor do mundo.
Desde então, o argentino elevou seu patamar de reconhecimento e está vivendo o melhor momento de sua carreira. Até agora em 2023, ele é o principal goleador do mundo, com 33 gols marcados.
Principais goleadores de 2023:
1º – Germán Cano (Fluminense) – 33 gols
2º – Erling Haaland (Manchester City) – 31 gols
3º – Barnabás Varga (Paksi e Ferencváros) – 30 gols
4º – Karim Benzema (Al-Ittihad e Real Madrid) – 28 gols
5º – Pedro (Flamengo) – 27 gols
Aproximando-se de mais um encontro com seu ex-clube, onde ganhou destaque no Brasil, o ge relembra como foi a saída do atacante do Vasco e os feitos que alcançou pelo Fluminense até hoje.
Passagem pelo Vasco
Cano foi recebido com festa por mais de 100 torcedores do Vasco no Galeão, em janeiro de 2020. Em sua primeira temporada no clube, ele marcou 24 gols. Durante seu melhor momento, quando o Vasco chegou a liderar e permanecer na zona de classificação para a Libertadores durante boa parte do primeiro turno do Brasileirão de 2020, a FIFA o apelidou de “Máquina de Gols” após a vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo, em um clássico no Nilton Santos.
No entanto, apesar dos gols de Cano, o Vasco não conseguiu se manter na Série A, enfrentando problemas financeiros e instabilidade política devido a uma eleição conturbada. O time teve um desempenho abaixo no segundo turno do Campeonato Brasileiro.
Cano optou por continuar no Vasco para disputar a Série B. Ao todo, em dois anos e 101 jogos, ele marcou 43 gols pelo clube.
No entanto, ele também se tornou uma das peças dos fracassos do Vasco, perdendo pênaltis importantes, tanto na queda do time quanto na luta pela permanência no ano seguinte.
Chegando ao Fluminense
Com o fim de seu contrato e a permanência do Vasco na Série B, a renovação com o clube ficou difícil para Cano. Ele era o jogador mais bem pago do time e teria que aceitar uma redução salarial para ficar no São Januário.
O Vasco também entendeu que não valeria a pena fazer esse investimento em mais uma temporada devido às receitas reduzidas. Além disso, o clube tinha uma dívida de aproximadamente R$ 3,5 milhões com seu principal artilheiro na época. Assim, as partes decidiram encerrar o vínculo em dezembro de 2021.
Em janeiro de 2022, o Fluminense anunciou a chegada de Germán Cano para competir pela posição com Fred, que estava planejando se aposentar no meio do ano passado. Aproveitando a proximidade da aposentadoria do ídolo tricolor, o argentino se firmou rapidamente e mostrou sua habilidade: marcar muitos gols.
Somente no ano passado, Cano marcou 44 gols e ajudou o Fluminense a conquistar o Campeonato Carioca, chegar às semifinais da Copa do Brasil e terminar em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro.
Decisivo em clássicos
Desde sua chegada ao Fluminense, Cano se tornou o “Rei dos Clássicos do Rio”. Até agora, ele marcou 11 gols contra os rivais: sete contra o Flamengo, três contra o Vasco e um contra o Botafogo.
O argentino decidiu duas edições do Campeonato Carioca para o Flu: em 2022, fez o gol que classificou a equipe para a final em uma partida contra o alvinegro. E ele foi o artilheiro da final contra o Flamengo. Neste ano, ele também marcou dois gols contra o Rubro-Negro.
Artilharias conquistadas
No ano passado, o jogador de número 14 foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2022, da Copa do Brasil de 2022 e do Campeonato Carioca de 2023. Com nove gols na Conmebol Libertadores, ele é o maior goleador desta edição do torneio – com dois gols a mais do que Paulinho, do Atlético-MG, que já foi eliminado.
Dentre os jogadores ainda na competição, o mais próximo é Artur, do Palmeiras, com cinco gols marcados. Com pelo menos mais duas partidas pela frente, nas semifinais contra o Internacional, e a possibilidade de jogar a final, Cano está próximo de garantir a artilharia que falta em seu currículo pelo Fluminense.
Quebrador de recordes
Veja as marcas alcançadas por Cano em 2022
- Maior artilheiro da história do Fluminense em uma edição do Campeonato Brasileiro;
- Maior artilheiro da história do Fluminense em uma única temporada em jogos oficiais;
- Maior artilheiro do Fluminense em uma temporada desde 1970;
- Maior artilheiro estrangeiro do Fluminense em uma única temporada;
- Estrangeiro com maior quantidade de gols em uma edição do Campeonato Brasileiro por pontos corridos;
- Primeiro estrangeiro a ser artilheiro do Brasileirão desde 1972;
- Maior artilheiro em uma temporada no Brasil desde 2008;
- Artilheiro do Campeonato Brasileiro;
- Artilheiro da Copa do Brasil;
- Artilheiro do Brasil.
Em 2023, Cano também se tornou o maior artilheiro do Fluminense no novo Maracanã e ocupou o terceiro lugar como maior artilheiro estrangeiro da história do Fluminense, atrás apenas de Russo e Welfare. Ele também se tornou o segundo maior artilheiro do Fluminense na Libertadores, atrás apenas de Fred.
“O gol mais bonito da carreira” contra o ex-clube
Neste ano, em um clássico do Campeonato Carioca, Cano marcou um gol espetacular contra seu ex-clube, na vitória por 2 a 0 do Fluminense. Nos minutos finais do segundo tempo, quando o Vasco pressionava em busca do empate, Cano aproveitou um erro na saída de bola do adversário e marcou um golaço.
“Foi um gol lindo, o mais bonito da minha carreira”, disse Cano após o gol contra seu ex-clube.
O argentino percebeu o goleiro Léo Jardim adiantado e chutou de longe, fazendo um gol por cobertura no Maracanã.
No próximo sábado, às 16h (horário de Brasília), Cano terá a chance de enfrentar seu ex-clube novamente. Com o argentino como esperança de gols, o Fluminense enfrentará o Vasco pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio Nilton Santos.
Fonte: ge