No último final de semana, nos dias 20 e 21 de julho, foi realizado o Campeonato Brasileiro de Sectorball de 2024. Com a presença de competidores do Bangu, Portuguesa, Vasco da Gama e Botafogo, a competição apresentou um alto nível técnico, partidas de qualidade, confirmação de favoritos e algumas surpresas.
A Disputa
O torneio foi dividido em dois segmentos, o individual no sábado e o campeonato de equipes no domingo. Enquanto a categoria individual teve uma fase de grupos inicial, que classificou oito jogadores para as quartas de final, o torneio por equipes seguiu um sistema de liga, com todos os times se enfrentando em turno único.
O primeiro dia do evento ficou marcado por um dos melhores campeonatos brasileiros em termos de habilidade dos jogadores.
No início, alguns dos favoritos se destacaram em seus grupos e garantiram vaga nos playoffs com facilidade, como Robson Marfa (Botafogo), atual campeão em defesa do título, Abel Cêpa (Vasco), Weber Gomes (Portuguesa) e o campeão sul-americano Marcelo Coutinho (Bangu).
Entretanto, houve surpresas, como as ótimas campanhas de Márcio Leal e Jorge, ambos do Botafogo, que avançaram em seus grupos. Além deles, Moysés (Botafogo) e Maciel (Bangu) também se classificaram.
Nas fases eliminatórias, Robson e Abel avançaram para a semifinal, enquanto Weber e Márcio se enfrentaram. Na grande final, com cinco títulos nacionais em jogo, sendo um de Abel e quatro de Weber, o jogador vascaíno conquistou seu segundo título nacional de forma impecável. Na disputa pelo terceiro lugar, Robson superou Márcio Leal.
Classificação Final
1º) Abel Cêpa (Vasco)
2º) Weber Gomes (Portuguesa)
3º) Robson Marfa (Botafogo)
4º) Márcio Leal (Botafogo)
5º) Felipe Maciel (Bangu)
6º) Marcelo Coutinho (Bangu)
7º) Jorge (Botafogo)
8º) Marcos Moysés (Botafogo)
Torneio de Equipes
Com as emoções do individual ainda vivas, Vasco, Bangu e Botafogo se enfrentaram no torneio de equipes.
No primeiro confronto, o Vasco venceu o Botafogo. O Bangu também saiu vitorioso de sua partida contra os anfitriões, levando a decisão para a última rodada, com vantagem do empate para os cruzmaltinos, devido ao saldo superior.
A partida final foi emocionante, com alguns embates sendo decididos nos últimos momentos, como o empate entre Barthez (Vasco) e Luisinho Coelho (Bangu), em que o gol vascaíno saiu exatamente na última jogada!
Com a vitória nesse confronto, o Vasco se consagrou mais uma vez como campeão brasileiro de equipes, com o Bangu ficando com o vice-campeonato.
Classificação Final
1º) Vasco
2º) Bangu
3º) Botafogo
Ranking Atualizado
Como era de se esperar, esse evento impactou as posições no ranking nacional: Robson permanece em primeiro lugar, Barthez agora é o segundo, seguido de perto por Weber Gomes e Marcelo Coutinho.
O Bangu manteve a liderança folgada no ranking de equipes, com Vasco e Botafogo praticamente empatados na sequência, seguidos por Olaria e Ponte Preta.
Fonte: CBFM