— Este é um assunto extremamente grave e precisamos realizar uma campanha. Inserimos no regulamento a obrigatoriedade de cada clube implementar ações de sensibilização e esclarecimento para os atletas. Para que não entrem nessa, para que preservem suas carreiras — comentou Rubes Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio (Ferj).
Assim como nos últimos anos, os quatro grandes clubes vão estrear no Estadual sem seus elencos principais. Devido ao término tardio da temporada anterior, os jogadores titulares se apresentarão mais tarde e levarão um tempo para voltar aos gramados. Essa ausência poderia ser ainda mais prolongada se a Ferj não tivesse mantido a norma que pune equipes que não utilizam o elenco oficial após a quarta rodada. Apesar das exigências, o campeão não receberá premiação pelo quinto ano consecutivo.
O Maracanã também vai demorar a entrar em campo no Carioca. O gramado, que sediou 73 partidas em 2024, está passando por reformas e só deve estar pronto para o uso no dia 25. Portanto, a dupla Fla-Flu mandará seus jogos em outros estádios, como o Batistão (Aracaju) e Moça Bonita.
Botafogo sonha com um novo título
O atual campeão Brasileiro e da Libertadores fará sua estreia no Carioca no sábado, contra o Maricá, no Estádio Nilton Santos. Com os titulares de férias, o Botafogo será representado inicialmente por uma garotada da base, como Matheus Nascimento, e outros atletas que tiveram pouco tempo de jogo em 2023, como Patrick de Paula, sob o comando de Carlos Leiria, do sub-20. O time principal só entrará em campo no primeiro clássico, contra o Fluminense, na 6ª rodada, quatro dias antes da Supercopa, contra o Flamengo, no dia 2 de fevereiro.
Flamengo busca mais um bicampeonato
Campeão carioca de 2024, o Flamengo começa a defesa de seu título no próximo domingo, enfrentando o Boavista, no Batistão, em Aracaju, com uma equipe composta por jovens da base, sob a supervisão de Cléber Santos, do sub-20. A equipe será reforçada por três “novatos”: o zagueiro Pablo, que retornou de empréstimo ao Botafogo, e os atacantes Carlinhos e Thiaguinho, que tiveram poucas oportunidades no ano passado. O grupo do técnico Filipe Luís se reapresenta nesta quarta-feira e poderá embarcar em uma pré-temporada nos EUA dois dias depois. A estreia no Estadual será na 5ª rodada.
Fluminense confia em Marcão e nos ‘Moleques de Xerém’
Depois de uma temporada conturbada, o Fluminense chega ao Carioca com a intenção de dar a volta por cima. A estreia será no próximo domingo, contra o Sampaio Corrêa, em Moça Bonita, com uma formação que mistura “moleques de Xerém” e jogadores que não tiveram muitas oportunidades sob o comando de Mano Menezes. O elenco será dirigido pelo auxiliar Marcão, como aconteceu em 2024, na expectativa de manter essa configuração nas quatro primeiras partidas. O time principal, que se reapresenta nesta quarta-feira, deve começar a atuar na 5ª rodada do Estadual.
Vasco quer acabar com o jejum de títulos
Sem conquistar o Carioca desde 2016, o Vasco estreia no sábado, em São Januário, diante do Nova Iguaçu, adversário que eliminou o cruz-maltino na semifinal do ano passado. Para tentar quebrar esse jejum, contará com a base do time bicampeão carioca sub-20, incluindo nomes como JP, junto a atletas que tiveram poucas chances em 2024. O time, orientado por Ramon Lima, do sub-20, perdeu ontem por 3 a 0 para o Volta Redonda em um amistoso. O elenco principal retorna das férias amanhã, já com o novo treinador, Fábio Carille, e deve debutar na 3ª rodada do torneio.
Estrella chora com seu primeiro gol no profissional — Foto: Leandro Amorim/Vasco
Fonte: Extra
Escreva seu comentário