Com essa antecipação — a Série A nos últimos anos começou lá para abril — será viável pausar o torneio nacional durante o Mundial de Clubes, programado para ocorrer de 15 de junho a 13 de julho.
Quatro equipes brasileiras estrelarão na competição da FIFA, que será realizada nos Estados Unidos: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e, ainda, o vencedor da Libertadores de 2024 — Botafogo ou Atlético-MG.
Taça Brasileirão 2020 — Foto: Lucas Figueiredo/CBF
É bastante provável que os estaduais ocupem um espaço a menos no calendário: a expectativa é que comecem no início de janeiro e terminem em 26 de março.
A CBF almeja, com essas alterações, proteger as Datas FIFA (janelas internacionais de nove dias nas quais as seleções se juntam) e evitar a sobreposição entre os jogos dos clubes e das seleções.
Os clubes e a grande maioria das federações estaduais aprovaram as inovações sugeridas pela CBF. A única exceção é a Federação Paulista de Futebol (FPF).
O presidente Reinaldo Carneiro Bastos não poupou críticas ao plano de calendário da CBF em entrevista na última sexta-feira.
Fonte: ge