O Botafogo talvez enfrente complicações no encerramento do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro pode ser alvo de acusação por parte do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido aos incidentes violentos nas arquibancadas de São Januário envolvendo torcedores, seguranças e policiais, após a derrota por 4 a 3 para o Grêmio na última quinta-feira (9).
Neste ano, o Santos foi sancionado pelo Tribunal e teve que disputar jogos do Brasileirão com portões fechados devido às ações de seus torcedores. Diante desse histórico recente, entendidos do assunto creem que o Botafogo corre o risco de enfrentar situação semelhante.
“Neste caso específico, as atitudes da torcida do Botafogo podem resultar em uma penalidade para o clube perante a Justiça Desportiva. O comportamento se enquadra como infração ao artigo 213 do CBJD, no qual o clube aparentemente falhou em tomar medidas para evitar distúrbios em seu ambiente esportivo. As punições incluem multa de R$ 100 a 100 mil, e se consideradas graves (o que parece ser o caso), podem resultar na perda de mando de campo de uma a dez partidas para o clube”, avalia o advogado Matheus Laupman, especialista em direito desportivo.
O advogado Carlos Ramos explica que a condição de anfitrião do clube, mesmo não sendo o proprietário efetivo do estádio (São Januário), o torna sujeito a punições no âmbito desportivo.
“O clube pode ser acusado com base no art. 213 do CBJD, devido às brigas e lançamento de objetos. Essa legislação prevê multa de 100 a 100 mil reais por falhar em tomar medidas para prevenir distúrbios e lançamento de objetos no campo. Se o evento como um todo for considerado de elevada gravidade, o clube ainda pode sofrer a perda de mando de campo de uma a dez partidas. No entanto, o clube pode se isentar de responsabilidade ao registrar ocorrência policial, com a identificação dos responsáveis”, acrescenta.
A confusão teve início após o término da partida, quando alguns torcedores atiraram copos em direção à equipe que se dirigia aos vestiários. Em seguida, uma briga generalizada se espalhou pelas arquibancadas de São Januário.
Torcedores do Botafogo entraram em confronto com os seguranças que estavam no portão atrás de um dos gols. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram agressões e arremesso de grades.
O Botafogo volta a jogar no próximo domingo (12), enfrentando o Red Bull Bragantino no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Fonte: Uol