A Seleção Brasileira começou sua jornada no Pan-Americano-2023 de Santiago da melhor forma possível. No Estádio Elias Figueroa, em Viña del Mar, o Brasil levou a melhor sobre os Estados Unidos por 1 a 0, graças a um gol do jogador Miranda aos 41 minutos do segundo tempo. Com uma atuação superior, especialmente na segunda metade da partida, a equipe brasileira pressionou o goleiro americano Nicolas Carrera, que, apesar das ótimas defesas, acabou falhando no momento decisivo.
Com essa vitória, o Brasil assume a liderança do Grupo B, junto com a Colômbia, que superou Honduras por 2 a 0 nesta segunda-feira. Na próxima rodada, na quinta-feira (26), a Seleção Canarinho enfrentará a seleção colombiana no Sausalito às 20h (horário de Brasília). Antes disso, às 15h, EUA x Honduras se enfrentarão no mesmo estádio. As duas melhores equipes de cada grupo avançarão para as semifinais, juntamente com as duas primeiras colocadas do Grupo A (Chile, México, República Dominicana e Uruguai). A equipe brasileira buscará a conquista do pentacampeonato, já que foi campeã em 1963, 1975, 1979 e 1987.
Primeiro tempo de poucas emoções entre Brasil e EUA
A partida foi morna, com as equipes (representadas pelos times Sub-23) desentrosadas. O Brasil, que teve apenas seis dias de preparação, contou com jogadas individuais destacadas de Matheus Nascimento (Botafogo) e Biro (Corinthians). No entanto, a melhor oportunidade veio de um belo chute de Igor Jesus (Flamengo) de fora da área, que foi defendido brilhantemente pelo goleiro Antonio Carrera.
Os EUA aproveitaram falhas da seleção brasileira para assustar. Nas melhores chances, Arthur Chaves (Vizeu/POR) errou o passe e Neri, na entrada da área, chutou para fora. Em seguida, Neri recuperou a bola em sua intermediária e iniciou uma jogada que resultou em chute de Williams. No entanto, o zagueiro Michel, do Palmeiras, salvou o gol.
Seleção brasileira vence o jogo na pressão
No segundo tempo, o Brasil voltou com uma marcação mais alta e quase marcou o primeiro gol aos seis minutos, em uma blitz que resultou em quatro chutes consecutivos (Biro duas vezes, Pirani e Igor Jesus), com Carrera fazendo grandes defesas. Para aumentar a força ofensiva, o técnico Ramon Menezes substituiu o volante Ronald (Grêmio) pelo meia-atacante Kaio (Coritiba) aos 14 minutos. No minuto seguinte, Kaio acertou a trave dos Estados Unidos. O Brasil continuou pressionando e um chute de Matheus Nascimento obrigou Carrera a fazer mais uma grande defesa. E foi aos 41 minutos, em meio a uma pressão insana, que a Seleção conseguiu marcar o gol da vitória. Uma falta cobrada por Biro rondou a área, voltou para o corinthiano, que cruzou para Miranda, do Vasco, mandar para as redes. Finalmente, o gol saiu e veio a tão esperada vitória.
O Brasil e o Pan
O Pan de Santiago começou em 20/10 e vai até 05/11. Até o momento desta partida contra os EUA, o Brasil ocupa a quarta posição no quadro de medalhas, com um total de 38 (7 ouros, 12 pratas e 12 bronzes). Está atrás dos Estados Unidos (73), Canadá (38) e México (30).
Próximo confronto: Brasil x Chile
Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 – 1ª Rodada – Grupo A
Data: 23/10/2023
Local: Estádio Elias Figueroa, Vaparaíso (CHI)
Brasil: Mykael, Arthur Chaves, Michel, Matheus Dias e Patryck; Ronald (Kaio, 14’/2ºT), Guilherme Biro (Gustavo Martins, 44’/2ºT), Marquinhos (Miranda, 30’/2ºT), Pirani (Thauan Lara, 30’/2º) e Igor Jesus; Matheus Nascimento Técnico: Ramón Menezes.
Estados Unidos: Antonio Carrera; Freeman (Cuevas, 30’/2ºT), Nicolas Carrera e Nolan Norris; Williams; Leyva, Raines (Casas, 25’/2ºT) Di Pietro (Ikoba, 42’/2ºT) e Panayoutou; Neri e Hopkins. Técnico: Michael Nsien
Gol: Miranda, 41’/2ºT (1-0)
Árbitro: José Uzcategui (VEN)
Auxiliares: Erizon Diaz e Antonio Brito (VEN)
Cartões amarelos: Marquinhos (BRA); Nolan Norris, Freeman, Neri, Cuevas (EUA)
Fonte: Jogada10